Boa noite!           Sexta 21/02/2020   21:46
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Meio Ambiente realiza Ações de Educação Ambiental nas Escolas em Abril
Meio Ambiente realiza Ações de Educação Ambiental nas Escolas em Abril
Objetivo do trabalho é conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância de preservar a natureza

01/04/2019 - 16:39 - A Secretaria de Meio Ambiente vai estar nas escolas da rede municipal de ensino realizando ações de educação ambiental durante o mês de abril. Na próxima quarta-feira (03.04), dentro do programa Defesa Civil nas Escolas, técnicos da pasta realizam uma palestra sobre preservação ambiental na E. M. Frei Aniceto, na Mosela, para alunos do quinto ano. No dia 11, será a vez dos estudantes da E.M. Rosemira de Oliveira Cavalcante, no Itamarati, participarem das atividades. O calendário prevê o mesmo trabalho na E.M. Nossa Senhora de Fátima, na BR-040, no dia 17 e na E.M. Rosalina Nicolay, no Siméria, no dia 19. O desenvolvimento das tarefas fazem parte do programa Inteligência Ambiental, criado pela pasta em 2017 com o objetivo de envolver os jovens no cuidado com a natureza.

“Petrópolis é uma cidade com diversos recursos naturais e precisamos garantir que eles sejam cuidados”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando as atividades realizadas em conjunto entre as pastas. “Com o Defesa Civil nas Escolas, abordamos temas importantes para a nossa cidade, preservando o meio ambiente e ensinando sobre bem-estar animal. O trabalho com os nossos estudantes vai trazer benefícios para o futuro do município”, frisa o prefeito.

Com dois mil alunos da rede municipal de ensino envolvidos neste trabalho no ano passado – com a previsão de dobrar esse número – a Secretaria de Meio Ambiente segue investindo na educação para preservar as áreas verdes do município. O objetivo da prefeitura é envolver os jovens nas mais diversas questões de educação ambiental, com trabalhos práticos e elaboração de cartazes e a participação em palestras.

“Vamos aumentar o número de escolas atendidas neste ano, aumentando também o número de alunos participantes. A ideia é cultivar nos jovens da cidade a cultura de preservar o meio ambiente. Acreditamos que as crianças tenham o poder de ensinar os seus familiares”, disse o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

Além das ações nas escolas, a campanha permanente de recolhimento de lixo eletrônico da Secretaria de Meio Ambiente acontece no próximo dia 26 de abril na Praça Dom Pedro. Com mais de quatro toneladas de produtos recebidos nas três etapas realizadas até o momento, o trabalho será realizado também nos distritos da cidade.

"Equipamentos eletrônicos podem causar a contaminação de solo e da água. É importante lembrar que esse tipo de lixo foi criado por nós, seres humanos, e que precisamos descartar de maneira correta, sem prejudicar a natureza", pontua Renato.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental do setor de educação ambiental, criado pela pasta 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Também são realizados trabalhos de orientação nos bairros e nas escolas, dentro do Defesa Civil nas Escolas – que engloba também o Meio Ambiente.

“Precisamos trabalhar desde a infância a importância de preservamos a natureza. São ações importantes, como o plantio de árvores e aulas ar livre, que marcam as crianças. Os jovens são ferramenta propagadoras de informação e muitas vezes, educam os pais e adultos”, disse o secretário.
Programação dos filmes em cartaz