Bom dia!           Segunda 21/09/2020   07:01
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Meio Ambiente faz nova Etapa da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico nesta Sexta-feira - dia 29/03
Meio Ambiente faz nova Etapa da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico nesta Sexta-feira - dia 29/03
População pode descartar os mais diversos produtos eletrônicos, como celulares e câmeras digitais

28/03/2019 - 14:58 - Acontece nesta sexta-feira (29.03) mais uma etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico da Secretaria de Meio Ambiente na Praça Dom Pedro. De 10h às 16h, uma barraca vai ficar montada recebendo o material que será destinado para uma empresa de reciclagem. Devido ao sucesso das três primeiras ações – quando foram recolhidas cerca de quatro toneladas de equipamentos variados, como celulares, computadores e câmeras digitais – o trabalho se tornou permanente e vai acontecer sempre na última sexta de cada mês.

“É mais uma ação da prefeitura com o objetivo de preservar as áreas verdes da nossa cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, garantindo que um cronograma está sendo montado para que o trabalho seja feito de forma itinerante, atendendo aos bairros mais distantes e os distritos da cidade. “É importante que a população tenha essa facilidade na hora de entregar esse material, descartando de forma correta”, frisa o prefeito.

Os baixos custos de produção, tornando os equipamentos eletrônicos cada vez mais acessíveis, tem levado empresas e pessoas a trocarem equipamentos ao invés de consertarem ou reaproveitarem. De acordo com a Organização Nações Unidas (ONU), em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer mais 17%.

Televisores, computadores, câmeras digitais, smartphones, carregadores, entre outros, chamados de e-lixo, não são biodegradáveis e, muitas vezes, contêm componentes feitos de materiais tóxicos como chumbo que, além de agredir o meio ambiente, provocam sérios danos à saúde. A campanha da prefeitura tem o objetivo de destinar de forma correta esse material, sem prejudicar a natureza.

O secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, garante que o apoio de uma empresa especializada é fundamental para destinar de forma correta o lixo recolhido, sendo descartado ou reutilizado. Segundo a ONU, apenas 20% deste tipo de resíduo é reciclado. Petrópolis quer andar na contramão desses dados.

"Equipamentos eletrônicos podem causar a contaminação de solo e da água. É importante lembrar que esse tipo de lixo foi criado por nós, seres humanos, e que precisamos descartar de maneira correta, sem prejudicar a natureza", pontua Renato.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela pasta 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Também são realizados trabalhos de orientação nos bairros e nas escolas, dentro do Defesa Civil nas Escolas – que engloba também o Meio Ambiente.

“Precisamos trabalhar desde a infância a importância de preservamos a natureza. São ações importantes, como o plantio de árvores e aulas ar livre, que marcam as crianças. Os jovens são ferramenta propagadoras de informação e muitas vezes, educam os pais e adultos”, disse Renato Couto.
Programação dos filmes em cartaz