Boa noite!           Sexta 29/03/2024   05:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Jogos Estudantis estimulam a Doação de Sangue
Jogos Estudantis estimulam a Doação de Sangue
Escolas que mobilizarem mais pessoas ganham pontos dentro das competições

21/03/2019 - 13:28 - O esporte como ferramenta de solidariedade. Uma parceria entre a prefeitura e o Banco de Sangue Santa Teresa busca incentivar as escolas que participam dos jogos estudantis a doarem sangue no período em que ocorrem as competições. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes a uma modalidade esportiva. A ação tem como objetivo abastecer os estoques do banco, que atende as duas UPAs da cidade, o CTO, o Hospital Unimed e o próprio Hospital Santa Teresa, que é referência em atendimento de feridos de acidentes de trânsito.

“Os jogos estudantis mobilizam uma grande quantidade de pessoas, entre alunos, professores e familiares. Vamos incluir a doação como se fosse mais uma modalidade esportiva, valendo pontos dentro da competição. A expectativa é que as escolas abracem a ideia, mobilizando uma grande quantidade de pessoas para a ação”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Um único doador pode ajudar até quatro pessoas com a bolsa de sangue. Isso porque o material colhido é separado e podem ser usadas plaquetas, hemácias, plasma e criopreciptado – cada um com uma função diferente. Como o tempo de armazenagem também varia (por exemplo, as plaquetas, usadas para coagulação, podem ser armazenadas por apenas cinco dias), é necessário que as doações sejam frequentes para atender toda a demanda.

Podem doar todas as pessoas entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e que pesem mais de 50 quilos. Jovens de 16 a 17 anos também podem doar acompanhados dos responsáveis. Não é necessário fazer jejum, mas é importante não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

As únicas restrições são a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano. Pessoas que fizeram algum procedimento, como endoscopia só podem doar após seis meses da realização da intervenção. O banco de sangue funciona todos os dias, de 7h às 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen – Ao lado do HST.

Segundo o captador de doações do banco de sangue, Vinicius Paulo Neves Pereira, o banco recebe em média 50 doadores por dia e o ideal seriam 70 pessoas voluntárias. A expectativa é de que esta meta seja atingida com a ajuda das escolas. “Como as escolas podem conseguir pontos com a doação, a gente acredita que a campanha vai aumentar o número de doações diárias”, ressaltou.

Neste ano, serão nove modalidades disputadas no Jeups, sendo cinco coletivas: basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei; e quatro individuais: tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. A competição acontece em três categorias: sub-13, 15 e 18. As escolas interessadas em participar podem se inscrever entre os dias 11 de março e 4 de abril no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

“Além do Jeups, a campanha também vai valer para os Jogos Estudantis Municipais”, frisa Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

“O Jeups é uma atividade importante, que vai além da sala de aula, contribuindo também com o lazer dos alunos. A prática esportiva é sinônimo de saúde e de qualidade de vida, além de contribuir na formação pessoal dos estudantes. Os números do ano passado foram muito positivos e esperamos aumentar o número de atletas que participam dos jogos", pontua Leandro.
Programação dos filmes em cartaz