Boa noite!           Terça 07/12/2021   04:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Implantação do Serviço de Coleta de Sangue é concluída nas Unidades de Saúde
Implantação do Serviço de Coleta de Sangue é concluída nas Unidades de Saúde

Exames são feitos semanalmente com entrega de laudos em 15 dias


21/03/2019 - 13:28 - Mais um Posto de Saúde da Família passa a contar com a coleta de sangue para análise laboratorial. Nesta quinta-feira (21.03), a unidade de Machado Fagundes, na Estrada da Saudade iniciou a realização de exames, que inclui também urina e fezes. A Secretaria de Saúde concluiu, ao longo desta semana, a implantação do serviço com as últimas cinco equipes, que atuam também em outras quatro unidades de saúde – Boa Vista, Nova Cascatinha, Estrada da Saudade I e II. O funcionamento desses postos conta com a parceria da Fundação Octacilho Gualberto e ainda não realizavam o procedimento.


“Agora temos todos os postos de saúde e unidades básicas do município oferecendo os exames. Estamos conseguindo ampliar os serviços na área de Saúde e atender com mais qualidade a demanda do município” destaca o prefeito Bernardo Rossi, que acompanhou o início dos serviços no Posto de Saúde Machado Fagundes. Na ocasião o prefeito ressaltou os avanços na Saúde que tem absorvido o atendimento de cerca de 40 mil usuários que migraram de planos de saúde para a rede pública.


O município conta agora com 53 unidades de saúde habilitadas para fazer exames laboratoriais. Em pareceria com o laboratório Salomão e Pardelhas, os exames são feitos toda semana, com agendamentos em dias específicos em cada unidade. Os resultados são entregues em 15 dias após a coleta de material. Em casos urgentes, esse prazo pode ser reduzido e os usuários podem buscar os laudos na própria unidade onde foi atendido, diretamente no laboratório ou pela internet, com a obtenção de senha de acesso fornecida pelo laboratório de análises.


“Concluímos a implantação do serviço em todas as unidades, facilitado o atendimento aos pacientes que agora conseguem fazer os exames de sangue, urina e fezes nas suas regiões, sem precisar se deslocar. Com isso oferecemos mais qualidade e comodidade”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.


A realização dos exames nas unidades de saúde oferece mais comodidade e agilidade no atendimento. Os usuários da rede passam a ter mais uma alternativa para a coleta de sangue. Paciente do posto Machado Fagundes, a auxiliar de serviços gerais, Gisele Carvalho, 39 anos agora consegue fazer o atendimento completo na unidade. “Agora ficou mais fácil. Antes eu tinha que acordar de madrugada para pegar senha em laboratório no Centro da cidade. Para quem tem filho fica difícil”, relata a paciente. A educadora Jeanine Tavares, de 22 anos, fez seu exame no primeiro dia de funcionamento do serviço no posto. “Agora temos a garantia de que o exame vai ser feito, pois muitas vezes saia de casa cedo e quando chegava no laboratório já não tinha mais senha. Aqui ficou mais organizado, basta agendar e sei que vou conseguir fazer o exame”, conta Jeanine.

Programação dos filmes em cartaz