Boa noite!           Terça 19/11/2019   02:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Casa de Cláudio de Souza recebe o Encontro “Leia Mulheres” – dia 13/03 ás 18h30
Casa de Cláudio de Souza recebe o Encontro “Leia Mulheres” – dia 13/03 ás 18h30


08/03/2019 - 08:32 - A Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial, receberá no próximo 13 de março, a partir das 18h30 mais um encontro “Leia Mulheres”. A leitura, que acontecerá sempre nas primeiras quartas-feiras de cada mês, terá a mediação de Rosane Marques e Linda Feitoza. O evento é gratuito e aberto ao público.

Dessa vez, a obra apresentada será “Entre as mãos” – Livro Vencedor do prêmio SESC 2018. O livro fala sobre uma jovem tecelã que sofreu um acidente grave e permanece em coma em um hospital. Os procedimentos médicos e as intervenções em seu corpo são narrados pelo ponto de vista de seu companheiro, enquanto relembra cenas da vida a dois.

Segundo as organizadoras, o “Leia Mulheres” tem como objetivo não só trocar ideias e impressões sobre leituras previamente realizadas, mas valorizar as escritoras trazendo e promovendo o equilíbrio e, dessa forma, minimizar a desigualdade de gênero na literatura.

Esse movimento teve início com a escritora britânica Joanna Walsh, que criou o projeto com foco de ler e discutir apenas obras produzidas por mulheres. Walsh argumenta que devemos ter acesso a textos de escritoras e valorizar as profissionais do mundo editorial apreciando seus artigos.

Inspiradas nessa iniciativa, as brasileiras Juliana Gomes, consultora de marketing, e as jornalistas Juliana Leuenroth e Michelle Henriques, criaram o clube de leitura com o mesmo nome no Brasil. O primeiro encontro ocorreu em março, em São Paulo.

Posteriormente, o projeto percorreu várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Belo Horizonte, até chegar a Brasília. Atualmente, trinta cidades acolhem o projeto, sendo Petrópolis a vigésima nona.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

Programação dos filmes em cartaz