Boa noite!           Quarta 20/10/2021   03:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Casa da Educação ganha Sala para Musicalização
Casa da Educação ganha Sala para Musicalização
Espaço foi adaptado para receber 16 alunos

03/03/2019 - 08:49 - Criatividade, memorização e atenção. Esses são alguns dos benefícios da musicalização para as crianças. Na Casa da Educação, 16 alunos da rede municipal de Educação participam dessa oficina e, neste ano, para que as aulas fiquem ainda mais atrativas, uma sala da Casa foi adaptada para receber os alunos: com tatames coloridos, instrumentos e notas musicais.

“A Casa recebe centenas de alunos todas as semanas e tentamos deixar o ambiente cada vez mais confortável e atrativo para o nosso público. A sala da musicalização é um espaço muito especial porque o primeiro contato com a arte começa nessa aula, por isso é tão importante o aconchego”, afirma a diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

As aulas de musicalização são realizadas pelo professor Lucas Gotelip. Os alunos têm entre 4 e 7 anos de idade. “Nessas aulas, além de ter um contato rico com o fazer musical, ainda trabalham a expressão corporal, coordenação motora, foco, enriquecimento cultural, desenvolvimento da memória e criatividade e aprimoramento da linguagem”, conta o professor.

A musicalização infantil também favorece o desenvolvimento da sensibilidade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração e atenção, além de ampliar as experiências no campo do ritmo, audição e expressão corporal. “As aulas de música têm a particularidade de trabalhar áreas do cérebro que nenhuma outra disciplina trabalha. Além de ampliar seus conhecimentos musicais específicos, os alunos aprendem a importância do trabalho em grupo, desenvolvem a coordenação motora e expressividade”, explica Lucas.

Lucas Gotelip iniciou a formação musical na Escola de Música Villa-Lobos. É formado em licenciatura em Música pela UFRJ. Atua como professor de violão e guitarra e como professor de Musicalização infantil e outras práticas de ensino musical desde 2014.

Casa ainda oferece aulas de canto, violino, violão e flauta

Além de musicalização infantil, a Casa da Educação também oferece aulas gratuitas de canto, violino, violão e flauta. “Musicalização infantil é apenas um dos cursos oferecidos na Casa da Educação, um espaço que foi transformado a partir de 2017 e que atende aproximadamente mil alunos em cursos e oficinas extracurriculares, um destaque na rede municipal de Educação. É um orgulho poder acompanhar os alunos desde pequenos tendo acesso a aulas de música em um espaço totalmente preparado para atender esse público”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Os cursos disponibilizados somente para alunos da rede municipal são: ballet (4 a 16 anos), desenho (8 a 17 anos), capoeira (4 a 12 anos), fotografia (5º ao 9º ano), inglês (5º ao 9º ano), judô (7 a 14 anos), musicalização infantil (4 a 5 anos), prática de conjunto (8 a 18 anos), teatro (6º ao 9º ano), violino (8 a 17 anos) e violão (8 a 17 anos).

Já os cursos e oficinas realizadas através de parcerias e que aceitam alunos de outras redes são: Companhia Musical Maestro Guerra Peixe - violino (4 a 17 anos), Canto Coral (7 a 17 anos) e flauta (7 a 17 anos); Orquestra Jovem de Violões Raphael Rabello - violão (8 a 18 anos, desde que passem pelo teste de nível) e Coral dos Anjos - pessoas de todas as idades.

“Os pais que ainda não conhecem o trabalho que é realizado na Casa da Educação Visconde de Mauá podem procurar a secretaria da Casa e se informar sobre as vagas que ainda estão disponíveis. Todas as atividades são gratuitas e ministradas por uma equipe muito eficiente”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.
Programação dos filmes em cartaz