Boa noite!           Sexta 26/04/2024   03:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Meio Ambiente oferece Visita Guiada no Parque Natural
Meio Ambiente oferece Visita Guiada no Parque Natural
Técnicos do quadro da prefeitura acompanham os visitantes no local

21/02/2019 - 15:26 - Turistas que estiverem visitando Petrópolis e os próprios moradores terão, agora, um incentivo a mais para passarem pelo Parque Natural Municipal Padre Quinha, o Parque da Ipiranga. A Secretaria de Meio Ambiente passou a oferecer, este mês, visitas guiadas ao local. Além de turistas, o trabalho também atende moradores e grupos de estudantes de Petrópolis e de fora da cidade. Dois técnicos do quadro da prefeitura acompanham os interessados no parque, que ocupa uma área de 167 mil m² de Mata Atlântica em pleno Centro Histórico. Os grupos podem agendar a visita pelo telefone: (24) 2233-8180.

O Parque Natural conta com duas trilhas para caminhadas e passeios com extensões de 800m e 830m, respectivamente, no trajeto de ida e de volta. Além disso, oferece um amplo espaço de contemplação da natureza, com mesas e bancos disponíveis para refeições e outras atividades de lazer. A prefeitura busca aumentar o número de visitantes no espaço, que mantém a média de 80 visitantes por dia.

“Muitos turistas procuram pela cidade para fugir dos centros urbanos. Por conta disso, estamos elaborando uma série de ações nas nossas áreas verdes, com a instalação de placas de sinalização e estimulando a presença de grupos de turistas e de estudantes”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.  

O local está inserido na Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, além de estar registrado no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação do Ministério do Meio Ambiente. Além de estimular a presença dos turistas, o governo quer a presença das escolas no Parque Natural.

“Estamos abertos para recebermos grupos de fora da cidade e também de Petrópolis”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, explicando que o trabalho pode ser realizado com escolas da rede municipal, estadual e particulares.

“A preservação dos nossos espaços públicos, bem como da natureza em geral, deve ser um assunto recorrente nas rodas de conversa e palestras com a participação dos alunos. Vamos estimular a presença de mais turistas e também de grupos de estudantes”, completa Renato.

O Parque Natural da Ipiranga funciona todos os dias de 7h às 17h, com horário estendido no verão até 18h. 
Programação dos filmes em cartaz