Bom dia!           Sábado 16/02/2019   06:59
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Corais > Coral Pró Tempore retoma as Atividades na próxima semana e abre Inscrições para Novos Cantores
Coral Pró Tempore retoma as Atividades na próxima semana e abre Inscrições para Novos Cantores
07/02/2019 - 16:53 - Após a pausa de início de ano, o Coral Pró Tempore retoma as atividades na próxima semana, com a primeira aula no dia 13 de fevereiro. Além do ensaio que abre a temporada de 2019, na data também estarão abertas as inscrições para novos cantores. Não é necessário ter qualquer experiência com a música, o grupo tem apenas uma exigência: interessados precisar ter idade acima de 55 anos para participarem. O coro, criado em 2010, vai além das apresentações e é uma forma de promover e fortalecer a auto estima na terceira idade.

Neste ano, os ensaios vão acontecer todas as quartas e sextas-feiras, de 14h às 16h, na Sala Guiomar Novaes, no Centro de Cultura Raul de Leoni, e o projeto é gratuito. Para o prefeito Bernardo Rossi, ver os idosos inseridos de forma atuante na sociedade é motivo de orgulho. “É muito importante ver como os participantes do coral ficam felizes com o projeto. Eles se sentem bem, saem mais de casa, aproveitam o tempo que passam com o restante do grupo. É um projeto que vai muito além da música”, destaca.

O coro nasceu com o objetivo de inserir em uma das atividades mais divulgadas da Cidade Imperial – o canto coral – o público da melhor idade. Mas o projeto alcançou resultados muito maiores, resgatando a auto-estima dos integrantes e dando a eles uma nova visão de vida. Duas vezes da semana, por duas horas, eles se dedicam apenas a aprender o canto coral. E ao longo do ano se apresentam em diversos eventos não só no município, como fora dele.

“Já temos o convite para participarmos novamente do Canta Del-Rei, festival que acontece em São João Del Rei, em Minas, além de apresentações no Rio de Janeiro e em Petrópolis já programadas. E estamos abertos para novas inscrições. Além de ter mais de 55 anos, a única obrigatoriedade é ter muita vontade pra cantar”, frisa o maestro coral, Paulo Afonso Filho. “Projetos culturais como esse são fundamentais, fazendo com que a cultura fique ao acesso de todos”, completa Marcelo Florencio, diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), que mantém o coro.

Para os interessados em fazer parte do grupo basta comparecer no primeiro dia de ensaio. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro.
Spa Serra Morena