Boa tarde!           Terça 30/11/2021   12:28
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > UBS Retiro oferece Acesso aos Atendimentos em Horário ampliado para mais de 6 Mil Pacientes
UBS Retiro oferece Acesso aos Atendimentos em Horário ampliado para mais de 6 Mil Pacientes
Em funcionamento das 7h30 às 20h a unidade é referência de atendimento para localidades do entorno

30/01/2019 - 18:28 - Com capacidade de uma cobertura territorial que abrange oito localidades do município, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Retiro é referência no atendimento de mais de 6 mil pessoas. Com essa estrutura, a UBS atua com reforço na equipe de saúde e é uma das quatro unidades do município que funciona em horário estendido, durante os três turnos do dia, das 7h30 às 20h. Diariamente são atendidas pessoas para consultas médicas com o clínico geral ou pediatria, vacinas, curativos e atendimentos de enfermagem para a implantação do programa da mulher.

Além da UBS Retiro, as unidades do Itamarati, Quitandinha e Centro de Saúde Coletiva, também funcionam em horário estendido, até às 20h. A estrutura foi montada para a cobertura da demanda dos territórios onde as unidades estão instaladas, de grande número populacional. “Essa é uma importante unidade para rede de saúde pública, estamos cada vez mais investindo em estrutura para que haja cobertura e atendimento de qualidade na região”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, que esteve na unidade do Retiro nesta terça-feira (29.01), para acompanhar o atendimento do terceiro turno.

A extensão no horário de funcionamento contribui para que todas as práticas de cuidado com saúde da população sejam implantadas. O terceiro turno tem como principal foco, a população que não tem como buscar o atendimento nas primeiras horas do dia ou durante a tarde, principalmente por conta de trabalho. Além de consultas agendadas, o terceiro turno também oferece o suporte para o atendimento espontâneo.

“O terceiro turno foi implantado com o objetivo de fortalecer e melhorar o acesso da população às consultas nas unidades de saúde. Sabemos que muitas vezes há dificuldades de vir à unidade no horário de 8h às 17h. O terceiro turno favorece os atendimentos que vão até às 20h. A população consegue ser atendida em consultas, solicitar exames, fazer vacina, fazer curativo. É uma acesso ampliado para a população”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck

A UBS do Retiro funciona com estrutura de Estratégia da Saúde da Família e tem cadastradas seis mil pessoas da região. Fora os pacientes registrados, que recebem acompanhamento periódico, a unidade é porta de entrada no atendimento da rede de saúde de pessoas de diversas localidades. No local, os profissionais trabalham com o planejamento familiar e com o programa da mulher. No momento, 60 gestantes estão sendo acompanhadas pela equipe de saúde, que passam todas as orientações de cuidados com os bebês durante o pré-natal.

O acompanhamento rotineiro é feito para toda a população local. Com o apoio das agentes de saúde, as famílias são visitadas em suas residências e estão sempre recebendo orientações de cuidado preventivo com a saúde. A UBS do Retiro também é uma das que incluiu as práticas integrativas no atendimento. No local, os pacientes também são encaminhados para o tratamento com a auriculoterapia e as mães também vão passar a receber aulas de shantala, para o cuidado com os bebês.
Programação dos filmes em cartaz