Bom dia!           Quinta 18/04/2024   06:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Meio Ambiente promove Aula sobre Preservação Ambiental para Estudantes de Viçosa
Meio Ambiente promove Aula sobre Preservação Ambiental para Estudantes de Viçosa
Os alunos também fizeram um passeio pelas trilhas do local e ganharam cartilhas educativas, que explicam sobre as unidades de conservação de Petrópolis

17/01/2019 - 17:42 - Alunos do ensino médio da Escola Estadual Alice Loureiro, que fica na cidade de Viçosa, em Minas Gerais, puderam aprender sobre a importância de preservar a natureza no Parque Natural da Avenida Ipiranga nesta quinta-feira (17.01). Com o apoio de uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, os 35 estudantes fizeram um passeio pelas trilhas do local, ganharam cartilhas educativas e conheceram mais sobre a história do município. A instituição solicitou o acompanhamento da equipe técnica da pasta graças ao trabalho realizado pelo setor de Educação Ambiental nas escolas da rede municipal de ensino.

“Pela internet eu conheci um pouco do trabalho desenvolvido em Petrópolis. É importante que os jovens tenham a consciência de que proteger a natureza é garantir um futuro melhor para todos”, explica Joubert Antônio, professor de Geografia da escola. Além das atividades realizadas no Parque Natural, os alunos também puderam conhecer a Catedral, o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e o Hotel Quitandinha.

“Petrópolis é uma cidade realmente encantadora, com uma história muito rica e com espaços naturais belíssimos. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos também é maravilhoso. A nossa ideia é integrar os nossos alunos com áreas verdes como aqui no Parque, ensinando a eles o quanto é importante manter essas áreas conservadas”, disse o professor.

Com dois mil alunos da rede municipal de Petrópolis envolvidos em ações de conscientização – prevendo dobrar esse número neste ano – a Secretaria de Meio Ambiente investe na educação para preservar as áreas verdes da cidade. Acompanhados pelo professor da turma e de um biólogo da pasta, os jovens aprendem sobre a importância da vegetação para o ecossistema e de como elas podem diminuir os impactos causados pelo homem na natureza. Em 2019, o trabalho será ampliado para a população que vive próxima das unidades de conservação.

“O trabalho integrado do nosso governo, entre as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, proporciona atividades além da sala de aula para os nossos jovens. É fundamental que eles aprendam sobre a importância de cuidar da natureza, garantindo a preservação do meio ambiente”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Criado no ano passado para aproximar as crianças e os adolescentes dos espaços naturais do município, o projeto Árvores na Minha Escola proporcionou atividades para mais de mil alunos da rede municipal. Foram realizados o plantio de árvores em escolas e parques, além de aulas temáticas e caminhadas em trilhas ecológicas. O programa acontece em parceria com o programa de reflorestamento da ONG Projeto Água, desenvolvida para instruir a sociedade sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos.

Já o projeto Redoma Mata Atlântica busca integrar a comunidade nas ações de orientação e também de fiscalização das unidades de conservação.  O trabalho de conscientização conta com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que participam com palestras e rodas de conversa com os alunos das escolas próximas destes locais.

“Vamos aumentar o número de escolas atendidas nos dois projetos em 2019, aumentando também o número de alunos participantes. A ideia é cultivar nos jovens da cidade a cultura de preservar o meio ambiente. Acreditamos que as crianças tenham o poder de ensinar os seus familiares”, disse o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.
Programação dos filmes em cartaz