Boa noite!           Terça 19/03/2019   05:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Cidadania > Ampliação no Atendimento para Empreendedores e Feiras Setoriais de Empregos
Ampliação no Atendimento para Empreendedores e Feiras Setoriais de Empregos
Só o Espaço Empreendedor já realizou mais de 8 mil atendimentos em 2018

Balcão de Empregos aproxima empresários dos candidatos a uma recolocação no mercado de trabalho

06/01/2019 - 07:35 - Não foi à toa que Petrópolis conquistou o 2º lugar no game do Sebrae “Cidades Empreendedoras 2018” por conta das ações de desburocratização dos serviços: só o Espaço Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico registrou mais de 8 mil atendimentos em 2018, entre janeiro e novembro. E a tendência é de que esse número seja superado em 2019 com a mudança do Espaço Empreendedor para um prédio na Rua Teresa. Para facilitar ainda mais a vida daqueles que querem empreender na cidade e buscam mão de obra qualificada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém o Balcão de Empregos e vai promover feiras setoriais de emprego neste ano.

“O nosso objetivo é o de facilitar a abertura de novas empresas e incentivar a qualificação de mão de obra dos petropolitanas. O salto no número de atendimentos no Espaço Empreendedor comprova que as pessoas estão investindo na nossa cidade: foram mais de 8 mil atendimentos só em 2018. Além disso, para incentivar o crescimento dos micro e pequenos negócios, o poder público realizou uma parceria com a AgeRio para liberação de microcrédito, foram 78 atendimentos ao longo do ano passado”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

No Espaço Empreendedor, além da consulta de viabilidade, os empreendedores podem obter informações sobre MEI, ter acesso ao protocolo geral e ainda cadastrar as vagas disponíveis em suas empresas no Balcão de Empregos.

“O Espaço funcionou no Centro Administrativo da Prefeitura, mas já estamos planejando uma obra para adaptação no prédio do Inpas, na Rua Teresa para alocar o novo Espaço Empreendedor. Nele, o atendimento será expandido, com auditório, espaço para processos seletivos e palestras. Essa é uma das ações organizadas para incentivar os novos empresários a investir na nossa cidade”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

As ações em prol da desburocratização dos serviços como a implantação do Espaço Empreendedor e o Alvará online renderam à Petrópolis no ano passado, o 2º lugar no game do Sebrae “Cidades Empreendedoras”. Em 2017 a cidade começou a competição em 11° lugar e terminou a competição em 2° lugar em 2018.

Outro ponto que está em foco é a aproximação entre os empresários e as pessoas que estão em busca de empregos. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai promover feiras setoriais de emprego ao longo deste ano. “Em novembro realizamos uma feira de empregos que contou com a participação de mais de 30 empresas e divulgação de mais de 700 vagas. Após a feira outras empresas procuraram o poder público para divulgar as suas vagas e para melhor atendimento e aproximação entre esses dois públicos, a partir deste ano a prefeitura vai realizar feiras setoriais”, garante Fiorini.

Além de promover a feira de empregos, o poder público mantém o Balcão de Empregos da Prefeitura - Serviço totalmente gratuito - que vem registrando mensalmente o aumento no número de vagas ofertadas na cidade: as empresas cadastram as vagas disponíveis e quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho também pode cadastrar o seu currículo.

“O Balcão faz a triagem das vagas de acordo com as especificações do currículo, ou seja, auxilia as empresas que estão em busca de mão de obra qualificada. Para quem está à procura de uma vaga, também é um canal gratuito para o cadastro de currículos”, explica o diretor do Departamento de Trabalho e Renda, Gil Magno.

O Balcão de Empregos da prefeitura recebe, em média, 500 novos currículos por mês. Em 2018 foram 4.796 currículos cadastrados, 208 vagas divulgadas e 1.402 candidatos encaminhados para entrevistas.

Spa Serra Morena