Boa noite!           Quinta 02/12/2021   03:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Unidades Básicas de Saúde darão Foco a Ações Preventivas
Unidades Básicas de Saúde darão Foco a Ações Preventivas
Rede de atenção básica ganhará reforço com a inauguração da nova sede da UBS de Araras

28/12/2018 - 14:07 -  As ações de promoção à saúde, que visam a conscientização e adoção de práticas saudáveis para a vida, serão o foco das atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o ano de 2019. Com um registro mais de 218 mil atendimentos realizados ao logo do ano, nas nove unidades do município, o objetivo é trabalhar o cuidado preventivo com a população atendida. Para o próximo ano, a estimativa é de um avanço ainda maior nas atividades realizadas com a inauguração da nova sede da UBS Araras.

As Unidades Básicas de Saúde funcionam como porta de entrada para o atendimento da rede municipal de saúde e atendem com equipes formadas por enfermeiros, médicos clínicos, pediatras, dentistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de saúde bucal. Os profissionais das Academias da Saúde também desenvolvem atividades coletivas nas unidades do Cremerie, Castelo São Manuel, Itaipava e Vale do Carangola. “O objetivo é fazer com que as unidades sejam cada vez mais uma porta de entrada para o cuidado da saúde e conscientização da prevenção de doenças. A nova unidade da Araras está em fase final de obras e vai adequar o atendimento na região”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

As nove unidades que funcionam nos bairros Alto Independência, Quitandinha, Morim, Retiro, Itamarati, Araras, Itaipava e Pedro do Rio, estão preparadas ainda para atender a demanda de vacinação e realização de curativos da cidade. Com a reforma da UBS de Araras, a estimativa é de que mais de 8 mil pessoas dos arredores sejam contempladas. “As unidades básicas são distribuídas por região, mas são abertas para o atendimento das pessoas de qualquer localidade, isso facilita para que a população dos bairros tenha acesso aos serviços da rede. As UBSs complementam o trabalho da atenção básica”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

A secretária reforça que os trabalhos desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde são estratégicos para o programa da saúde da família. Para Fabíola, a nova unidade de Araras vai fortalecer a rede, com uma estrutura mais adequada para o atendimento. Com um investimento de R$ 945 mil, a unidade está prevista para iniciar as atividades logo no primeiro trimestre de 2019.

As ações de promoção da saúde visam aprimorar os trabalhos coletivos com gestantes, pacientes hipertensos, diabéticos, idosos entre outros. “A ideia é reunir grupos para passar orientações, realizar atividades coletivas para que haja troca de experiências entre os participantes, e assim, trabalhar na prevenção de doenças”, destaca a superintendente de Atenção Básica, Fátima Cristina Coelho.

As UBS funcionam em sua maioria com dois turnos de atendimento, das 8h às 17h. Atualmente 4 unidades já funcionam com o terceiro turno, estando abertas para a população até às 20h, entre essas, estão as localizadas no Quitandinha, Retiro, Itamarati e Pedro do Rio.
Programação dos filmes em cartaz