Bom dia!           Sexta 29/03/2024   07:01
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Meio Ambiente faz nova Etapa da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico
Meio Ambiente faz nova Etapa da Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico
Ação acontece no Centro e no próximo ano será realizada nos bairros

21/12/2018 - 16:35 - Buscando evitar o descarte irregular de produtos eletroeletrônicos, a Secretaria de Meio Ambiente faz a segunda etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico na Praça Dom Pedro no próximo dia 28. Uma barraca será montada, de 10h até 17h, para a coleta de celulares, computadores, câmeras digitais, notebooks e tablets, que serão destinados para uma empresa de reciclagem. A ideia é aproveitar o período de Natal para conscientizar a população da importância do desapego de produtos mais antigos, destinando de forma correta os itens eletrônicos. A iniciativa tem o apoio da Comdep e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da empresa Recicla Ambiental.

A primeira etapa foi realizada no último dia 14 de dezembro e conseguiu arrecadar cerca de 100 kg de produtos no mesmo local. A população entregou os mais variados artigos, como telefones antigos, computadores, impressoras e fones de ouvido que serão destinados para uma empresa de reciclagem. A partir do ano que vem, uma sala da Secretaria de Meio Ambiente também será destinada para receber esse tipo de material.

"É importante ressaltar que esse recolhimento será itinerante e que vamos chegar a todos os distritos da cidade no ano que vem. O objetivo principal é destinar de maneira correta os produtos eletrônicos que já não funcionam mais ou que o proprietário quer se desfazer. Essa é uma ação que vai fortalecer a importância da preservação ambiental na nossa cidade, em especial, nas áreas que contam com unidades de conservação", explica o prefeito Bernardo Rossi.    

De acordo com um estudo realizado pela Organização Nações Unidas (ONU) em conjunto com a União Internacional das Telecomunicações, no ano passado foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer 17%. A ideia é que Petrópolis caminhe na contramão das estatísticas.

"O lixo eletrônico pode causar a contaminação de solo e água. São substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que, ao serem descartados incorretamente, poluem a natureza", explica o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela pasta em agosto do ano passado e que tem o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. O responsável pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Maverick, explica que a prefeitura está cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“O lixo eletrônico é um tipo de lixo do nosso tempo e que precisa ser descartado de maneira correta. O trabalho em conjunto da prefeitura com a empresa Recicla Ambiental tem o objetivo de dar o destino correto a estes produtos”, disse Anderson.

Materiais Eletrônicos também podem ser depositados no CERT

A população também entregar o lixo eletroeletrônico no EcoCentro que funciona no Centro de Excelência e Referência Tecnológica (Cert). O espaço recebe a doação de pilhas, baterias, computadores e impressoras. Após uma reciclagem, algumas peças são reaproveitadas em computadores da própria prefeitura ou são direcionadas para projetos sociais como o do Padre Quinha.

Quando o material não pode ser reutilizado é encaminhado para o descarte correto. O EcoPonto também recebe aparelhos celulares, notebooks, computadores em geral e câmeras fotográficas. O CERT funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30 e fica localizado na Rua Bingen, número 520.
Programação dos filmes em cartaz