Bom dia!           Segunda 17/02/2020   10:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Serviço de Castração Gratuita é ampliado para mais Seis Localidades
Serviço de Castração Gratuita é ampliado para mais Seis Localidades
Alto da Serra, Duarte da Silveira e Independência estão entre os bairros atendidos

24/10/2018 - 16:57 - Moradores de mais de seis regiões já podem levar seus cães e gatos para o Serviço de Castração Gratuita, que está funcionando desde o dia 9, no Parque Municipal de Itaipava. O cadastro, nesta semana, foi aberto para os bairros do Alto da Serra, Contorno, Duarte da Silveira, Duques, Independência e Meio da Serra. A campanha é uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

“Recebemos com muita felicidade mais essa boa notícia. Serão mais regiões atendidas pelo Serviço, importantíssimo para o controle da população de animais de rua em nosso município. Isso é questão de Saúde pública. Nossa gestão reativou o Serviço de Castração Gratuita em julho, promovendo mais de 900 castrações em Corrêas. A parceria com o governo do estado vem nos auxiliar neste trabalho que desenvolvemos”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

É preciso que os moradores destas regiões cadastrem seus animais no contêiner instalado no Parque Municipal. Ainda seguem sendo cadastrados animais de Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera. A ideia é esterilizar 600 animais que ficam ao redor de áreas de preservação, diminuindo os riscos de impactos ambientais nestes locais.

“Temos um espaço muito bem equipado e limpo. É muito importante que as pessoas se conscientizem e possa trazer seu cão ou gato para castrar em um ambiente tranquilo e organizado, como o que podemos conferir neste local. Agora, com mais regiões sendo atendidas, podemos ampliar esta atenção e os cuidados. Em novembro, teremos a ação da secretaria de Saúde, atendendo o terceiro distrito”, disse a secretária de Saúde, Fabiola Heck.

As castrações vão se estender até o dia 07 de novembro. A ação é por meio do Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, que leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

Em novembro, a Prefeitura vai realizar mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, que vai esterilizar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, também no Parque Municipal. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.
Programação dos filmes em cartaz