Boa noite!           Domingo 18/08/2019   02:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > UrbanHacking Sinta Itaipava terá Abertura no Parque Municipal neste Sábado (22/9)
UrbanHacking Sinta Itaipava terá Abertura no Parque Municipal neste Sábado (22/9)
Com atividades nas áreas de história e cultura, bem-estar, sustentabilidade e gastronomia, o evento é gratuito e acontece simultaneamente em sete espaços de Itaipava

17/09/2018 - 14:55 - Itaipava recebe neste sábado (22/9), o UrbanHacking, evento realizado pelo Sebrae/RJ, em parceria com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, que faz parte das ações do Projeto Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), lançado pela instituição na região no ano passado. A programação será aberta às 9h30 no Parque Municipal de Petrópolis, local onde acontecerá a maior parte das atividades. O UrbanHacking propõe ocupar espaços públicos, promovendo uma interação da população e dos visitantes com os negócios em funcionamento no local, por meio de ações de lazer, cultura, economia criativa e entretenimento.

O tema do evento é Sinta Itaipava, que vem inspirando o planejamento e a organização das atividades. Além disso, esta edição será inédita, pois acontecerá simultaneamente em sete locais de Itaipava - Parque Municipal de Petrópolis,  Hortomercado Municipal, Shopping Vilarejo, Arcádia Mall, Shopping Itaipava, Shopping Estação Itaipava e Itaipava Center - e contará com a participação de cerca de 60 empresários e profissionais de áreas diferenciadas. Estão programadas atividades gratuitas nas áreas de história e cultura, bem-estar, sustentabilidade, gastronomia, experiências sensoriais, moda e atratividade turística (atrativos e serviços turísticos), a partir das 9h30 até às 18h30.

Segundo a coordenadora Regional do Sebrae/RJ em Petrópolis, Cláudia Pacheco, o evento faz parte das ações do Programa Destinos Turísticos Inteligentes, fomentando e articulando, junto às lideranças locais, ações que possam melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas. “E o Urban Hacking é uma ação de sustentabilidade dos destinos turísticos, que tem como objetivo interagir e integrar a comunidade local nas atividades turísticas da cidade em parceria com o empresariado local, o poder público e outros parceiros do trade turístico”, ressaltou.

“De forma inédita conseguimos reunir muitos empresários que atuam em Itaipava para este evento, que é apenas o início de uma série de outras ações que desenvolveremos juntos para qualificar e consolidar cada vez mais Itaipava e região como destino. Agradeço a confiança de todos os que desde o início entraram com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau de cabeça neste projeto, às instituições civis e militares que se envolveram na programação e organização, e ao Sebrae por acreditar na nossa vontade e realizar. Tenho certeza de que o maior legado desta ação está sendo a união, integração e real participação de todos. Depois de sábado Itaipava será sentida de uma forma ainda mais especial por todos”, disse o presidente do PC&VB, Samir El Ghaoui.

Programação (A programação completa, que acontece durante todo o dia gratuitamente, pode ser conferida abaixo).

O Parque Municipal de Petrópolis é o local que abrigará a maior parte da programação. No espaço, o personagem O Pequeno Príncipe, que virá direto do mais recente atrativo descoberto em Itaipava, a La Grande Vallée, será o grande anfitrião do evento. Estão previstas apresentação de coral, capoeira, banda da Polícia Militar, dança típica japonesa, hora do conto, o plantio de 60 mudas, além do lançamento do Aroma de Itaipava, desenvolvido com notas de lavanda, lima, pimenta negra e cedro, uma combinação que remete ao frescor, jovialidade e aconchego da serra.

No Parque também funcionará o Desk Turístico, com informações sobre a região; o espaço Vista Itaipava, onde o visitante terá uma experiência de moda, com orientações de profissionais sobre estilo e moda sustentável; o Bem Viver Itaipava, com mostra da diversidade de terapias e técnicas holísticas da região, levando ao público a experiência do bem-estar. Ainda no parque estará um espaço para experiências sensoriais com a criação de um Labirinto Sensorial e de um Jardim dos Sentidos, que pretendem propiciar aos visitantes “Sentir Itaipava”. A tão conhecida e reconhecida qualidade da gastronomia de Itaipava e região também estará no parque com um espaço criado para homenagear o Vale dos Gourmets. No local, o público poderá participar de oficinas com chefs renomados e ainda se deliciar com pratos criados especialmente para celebrar os prazeres da boa mesa.

O UrbanHacking Sinta Itaipava também invadirá os shoppings da região. No Shopping Itaipava, o chef Barão Vieira vai promover a Oficina Gastronômica com degustação - Raízes Quilombolas. Exposição de produção orgânica e artesanal e oficina de bordados com as artesãs do Ateliê Comunitário Arte em Comum estarão acontecendo no Arcádia Mall. No Shopping Estação Itaipava a programação começa às 8h30 com um treinão de corrida (os interessados devem fazer a inscrição pelo http://serrasports.com.br/treino-shopping-estacao-itaipava/) e depois com atividades funcionais para adultos e crianças. No Itaipava Center o público terá degustação de vinhos Barão de Petrópolis do Empório Multimix, entre outras opções gastronômicas. O Shopping Vilarejo vai apostar nas atividades sensoriais com dança, música e experiência gastronômica.

O Hortomercado Municipal também vai participar do evento com degustação de produtos aos visitantes. O UrbanHacking Sinta Itaipava tem o apoio das seguintes instituições: Prefeitura de Petrópolis, Universidade Estácio de Sá, Cefet – Campus Petrópolis, APA Petrópolis, Centro General Ernani Ayrosa (CGEA), Associação Filantrópica de Petrópolis (AFIPE), TurisRio e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Este é o quinto evento realizado pelo Sebrae/RJ no estado. Já receberam o UrbanHacking os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na região Serrana do Rio, e Vassouras, no Médio Paraíba. A analista do Sebrae/RJ, Raíza Rampini, explica que o UrbanHacking, como uma das ações previstas pelo projeto DTI do Sebrae, tem o objetivo maior de articular as lideranças locais para a realização de atividades que possam melhorar o ambiente de negócios das pequenas empresas locais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA - UrbanHacking Sinta Itaipava

PARQUE MUNICIPAL DE PETRÓPOLIS

-Espaço Cultural

9h30 – Abertura
09h45 – Lançamento do Aroma de Itaipava
10h - Coral do Colégio Bom Jesus
10h às 13h - Espaço de Experimentos Sensoriais Montessori - Colégio Céu Azul
10h40 - Coral N. Sra. de Fátima
11h15 - Capoeira Sim do Vale!
11h30 – Plantio de 60 mudas de árvores
12h - Dançando pela Vida
12h30 às 13h30 – Rafa Rodrigues – voz e violão
14h – Banda UPP da Polícia Militar
15h30 - Hora do Conto: O Pequeno Príncipe - Livraria Nobel
16h - Bon Odori - Dança Típica Japonesa -Associação Nikkei de Petrópolis
17h às 18h30 – Igor Ferreira e Trio

Outras atrações durante o dia todo:

Personagem O Pequeno Príncipe – La Grande Vallée.
Painel para fotos - La Grande Vallée.
Placas com frases de Saint-Exupéry – serão implantadas no caminho de chegada no Parque Municipal de Petrópolis até a área do Urban Hacking.

- Espaco Bem Viver Itaipava

10h - Aula Yoga
10h às 13h – Cura Prânica
10h às 13h – Reiki
10h às 13h – ThetaHealing Atendimento Solidário
14h às 16h – Reflexologia
14h às 16h – Parindo nas Montanhas
15h às 16h – Aula Yoga
16h às 17h30 - Palestra ThetaHealing

- Espaço Experiências Sensoriais

9h30 às18h30 – Labirinto Sensorial e Jardim dos Sentidos

- Espaço Sustentabilidade

9h30 às 18h30 – APA Petrópolis – Área de Proteção Ambiental de Petrópolis - ICMBio
9h30 às 18h30 – Impacto ambiental do descarte das baterias – orientação de engenheiros ambientais - Itaipava Baterias
9h30 às 18h30 - Conceito da bicicleta elétrica - Mais acessibilidade e mobilidade no uso de bicicletas, como meio de transporte e lazer, considerando a inclusão - Biobike
9h30 às 18h30 - apresenta os conceitos, benefícios e possibilidades da utilização da energia solar - Sauber Energia
9h30 às 18h30 – Incentivo à leitura e à cultura, agregando a educação em Petrópolis – Livraria Nobel
11h – Oficina de tijolo Adobe – pensando arquitetura através de técnicas construtivas naturais e de saberes ancestrais de baixo impacto ambiental, com propósito de equilibrar o bem estar social e ambiental – Japu Atelier.
15h – Oficina de Bonsai – Augusto Katsumoto - Circuito Ecorrural Caminhos do Brejal

- Espaço Vale dos Gourmets

11h - Reinaldo e Sandra – Fazenda Pedras Altas - Caldinho de feijão
11h – Sebastião Satiro - Parrô do Valentin – Bolinho de bacalhau e três tipos de doces portugueses
12h - Rula Simões – Grécia - Spanakopita – folheado de espinafre com queijo feta
12h às 14h - Locanda della Mimosa - bike de cervejas
14h às 16h – Suco Detox da Babur
13h - George Court – Alecrim Pizzerie – Tortano – pão recheado com calabresa coberto com parmesão
14h - Christian Cox – Chez Cox - Crostinis e Bruschettas
15h - Patrícia Ghelen – Vila Açu - Hamburger vegetariano
16h - Rosani Simas – Empório Gourmet - Brincando com os produtos do Horto
17h - Paquito e Maurício – Parador Valencia - Paella Vegetariana
17h30 – Vera Oliveira e Giuliana - Oliveiras da Serra – Doces portugueses

- Espaço Vista Itaipava

9h30 às 18h30 – Espaço dedicado à moda

HORTOMERCADO MUNICIPAL

8h às 16h – Degustação de produtos do hortomercado

SHOPPING VILAREJO

Sinta e Viva Vilarejo

10h30 – “SINTA A VITALIDADE’’.  Venha dançar Zumba, fazer Treinamento Funcional e Alongamento com a academia Espaço Fit.  Aproveite para aprender sobre as propriedades da frutas e criar seu próprio suco com os alunos de nutrição da FASE.
13h30 – “SINTA O SOM”.  A FabriKa de Sons vai te conduzir numa experiência musical única. Você vai ser a estrela deste show.
16h30 – “SINTA O SABOR”. Inspirados no “VALE OS GOURMETS”, cogumelos e culinária francesa serão os ingredientes de uma experiência gastronômica oferecida pelos renomados Chefs Christian Cox e Paquito.

ARCÁDIA MALL

Circuito Ecorrural Caminhos do Brejal

09h às 17h - Exposição de produção orgânica e artesanal (hortaliças, geleias, conservas, licores, cachaça, flores, plantas, mel, ervas finas e artesanato).
11h - Oficina de Bordados com as artesãs do Ateliê Comunitário Arte em Comum.
14h30 - Roda de viola e sanfona com solos de músicas raiz.
16h30 – Oficina de saladas orgânicas com degustação

SHOPPING ITAIPAVA

Itaipava e suas raízes 

11h - Roda de Capoeira - Mestre Eliel Silveira
12h - Oficina de Feijão Tropeiro com degustação - Chef Marco Barbatti
13h30 - Quilombolas - História e Tradição: ervas, crenças e banhos – Quilombo da Tapera (Itaipava)
15h - Oficina Gastronômica com degustação - Raízes Quilombolas com o Chef Barão Vieira

SHOPPING ESTAÇÃO ITAIPAVA

TREINÃO SHOPPING ESTAÇÃO ITAIPAVA

Percurso 6 km
Início: 8h30
Aquecimento: 10 a 15 min
Treinão: 45 min - Saída do shopping até delegacia de Itaipava.

FUNCIONAL KIDS

Início: 16h (duração: 40 min)
Local: Área externa do Shopping Estação Itaipava.
Treino funcional direcionado ao público infantil com o objetivo de criar hábitos saudáveis e gosto pela atividade física.

ITAIPAVA CENTER

16h às 17h – Degustação Enogastronômica - Vinhos Barão de Petrópolis do Empório Multimix, Batata Pastel do Mayorca, torradas Graça`s com patê Coisas da Fazenda.

PESQUISA E TECNOLOGIA

Será instalado WiFi no Parque Municipal de Petrópolis com check in para que ao final do UrbanHacking seja produzido um relatório sobre os visitantes.

Parceria: NGT

Também será realizada pesquisa junto a uma amostra de participantes do UrbanHacking com o objetivo de identificar o perfil dos participantes, seu nível de conhecimento sobre o destino turístico, suas expectativas e avaliações. Ao final do UrbanHacking será produzido relatório que servirá de base para futuras ações.

Parceria: CEFET – Campus Petrópolis 
Programação dos filmes em cartaz