Bom dia!           Terça 20/08/2019   11:55
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Cultura Italiana invade Palácio de Cristal a partir desta Terça-feira - dia 18 a 23/09
Cultura Italiana invade Palácio de Cristal a partir desta Terça-feira - dia 18 a 23/09
Serra Serata será aberta com programação cultural e as delícias da culinária típica

16/09/2018 - 09:11 - Massas, nhoques, embutidos, molhos e muitas das delícias que fazem parte do dia-a-dia e da tradição dos italianos estarão em destaque na Serra Serata, que começa nesta terça-feira (18.09) e vai até domingo (23.09). Realizada no Palácio de Cristal, a festa vai contar não só com as delícias da culinária típica, mas também programação cultural, com atrações musicais, de teatro e contação de história, além de artesanato. Depois de passar por homenagens às culturas alemã e japonesa, Petrópolis, com 115 mil descendentes italianos, exalta agora os costumes desse povo e transforma um dos seus principais pontos turísticos em uma verdadeira “piazza italiana”.

Com entrada gratuita, o evento é promovido pela prefeitura, por meio da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), com a parceria da Casa D'Itália Anita Garibaldi, que sugeriu o cardápio a ser seguido pelas barracas que farão parte da festa. O evento será aberto a partir de 18h e tem a expectativa de reunir não só petropolitanos, como muitos turistas, com um público estimado de mais de 15 mil pessoas. “É uma felicidade muito grande, conseguirmos, mais uma vez, realizar essa homenagem aos descendentes dos imigrantes italianos, que também ajudaram a construir nossa cidade”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

“Em eventos como esse, nós resgatamos nossa história, as influências que até hoje estão presentes em nossa cultura, e ainda é uma forma de estimular o turismo e o desenvolvimento do município”, completa.

Segundo documentos históricos, em 1845 começam a aparecer os primeiros registros da presença de italianos em Petrópolis, com o Relatório da Presidência da Província do Rio de Janeiro comprovando que entre os imigrantes havia um italiano. Em 1862 já eram 60 italianos na cidade, número que foi crescendo ao longo dos anos.

Para a presidente da Casa D'Italia Anita Garibaldi, Graça Vescovini, que participa desde a primeira edição da Serra Serata, que começou como Festa Italiana, essa é uma digna homenagem àqueles que também ajudaram a construir o município. “É uma festa maravilhosa, alegre, participei de todas”, explica. Segundo Graça, a herança mais forte deixada pelos imigrantes, presente até hoje, é a gastronomia. “As famílias ainda fazem as receitas de família. Cada região da Itália tem uma especialidade diferente e cada família tem uma forma especial de fazer sua comida. Eu, por exemplo, faço a polenta e molhos. Faço da forma que a minha nona (avó) fazia. As receitas vão passando de geração em geração”, completa.

Em Petrópolis, a herança gastronômica também está nas massas, nos embutidos, nos vinhos, doces, entre outros. Na Cidade Imperial, a estimativa é de que tenham 115 mil descentes de italianos entre a 2ª, 3ª e 4ª geração, espalhados por bairros como Cascatinha, Alto da Serra, Bingen, Mosela, Quarteirão Italiano, entre outros.

Além do Centro, a Serra Serata chegou a ser realizada também em Cascatinha, distrito onde muitos imigrantes se estabeleceram para trabalhar na Companhia Petropolitana de Tecidos. O funcionamento da companhia foi autorizado pelo imperador Dom Pedro II e atraiu dezenas de trabalhadores imigrantes italianos.

“Assim como temos influências da cultura dos colonos alemães no nosso dia-a-dia em Petrópolis, também temos dos italianos. E essa cultura precisa ser lembrava, valorizada, preservando a nossa história”, explica o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

Barracas terão Comida e Artesanato

Ao todo, a Serra Serata vai contar com sete barracas com produtos oferecidos conforme cardápio sugerido pela Casa D’Itália, além de cafés, chocolates, doces, entre outros; e ainda o “Pantheon”, onde ficará o artesanato local, com produtos inspirados na cultura italiana e nas cores de sua bandeira. No primeiro dia de festa, no dia 18, as barracas abrem a partir de 18h e fecham às 23h. Assim como nos dias 19 e 20. Já no fim de semana, de 21 a 23 de setembro, o funcionamento será de 10h a meia noite na sexta e no sábado, e de 10h às 22h no domingo.

“Todas as empresas que venderão os seus produtos na festa são petropolitanas. Além de valorizar essa cultura, tão importante para a cidade, também estamos fomentando a economia através do evento, que deverá atrair milhares de turistas ao município”, explica Marcelo Valente, secretário da Turispetro.
Programação dos filmes em cartaz