Boa tarde!           Sábado 15/08/2020   17:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Bandas Marciais > Banda do Clube Musical 1º de Setembro é atração deste Sábado em Festival - dia 08/09 ás 16h
Banda do Clube Musical 1º de Setembro é atração deste Sábado em Festival - dia 08/09 ás 16h
06/09/2018 - 17:29 - Centenária, a Banda do Clube Musical 1° de Setembro é a atração desta semana do Festival de Bandas Marciais. Fundada em 1º de Setembro de 1910 por funcionários da Fábrica de Tecidos da Companhia Petropolitana, o grupo se apresenta neste sábado (08.09), às 16h, na Praça Dom Pedro. A segunda edição do festival, que começou em agosto, vai até novembro, com 11 bandas da Associação Petropolitana de Bandas Marciais (Apeban)encantando o público, sempre nos fins de semana, em locais como a Praça da Inconfidência, escadaria dos Correios e Praça da Liberdade, no Centro Histórico. No próximo mês, o CEU da Posse ainda vai contar com um mini festival, com a participação de três grupos.

Para setembro, o calendário do festival também conta com apresentações da Banda Dragões do Império e da Banda Marcial Prof. Amadeu. Criado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), o projeto tem o objetivo de movimentar os espaços públicos, fomentar a cultura e valorizar o segmento, tão tradicional no município. “As pessoas têm adorado as apresentações. Elas sempre passam e acabam ficando para ouvir a música das bandas. Além disso, os integrantes se sentem valorizados”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo.

A 1º de Setembro já é conhecida na cidade, com seus mais de 100 anos de história. Com sede em Cascatinha, a banda é reconhecida como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, sendo filiada também à ASBAM-RJ (Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro). No sábado, os integrantes prometem encantar o público, assim como de costume em festas do município.

Desde o início desta segunda edição do Festival de Bandas Marciais, já foram realizadas três apresentações em agosto e mais três acontecem agora, em setembro. Já em outubro, haverá a apresentação de três bandas juntas, no CEU da Posse. E em novembro, haverá apresentações nos dois primeiros sábados do mês, antecedendo o Natal Imperial, que começa no dia 14 e deverá contar também com o segmento na programação.
Programação dos filmes em cartaz