Bom dia!           Domingo 15/12/2019   06:17
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Em Setembro a Biblioteca Rocambole homenageia a 12 ª Primavera dos Museus, o Dia da Árvore e a Chegada da Primavera
Em Setembro a Biblioteca Rocambole homenageia a 12 ª Primavera dos Museus, o Dia da Árvore e a Chegada da Primavera
Setembro de 2018 - A programação do mês de setembro da Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) está recheada de bons contos e muitas comemorações, além de exploração do acervo e oficinas criativas que estimulam a leitura infantil. Desta vez, as histórias contadas irão comemorar o Dia da Árvore, a chegada da primavera e a 12ª Primavera dos Museus. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

A programação inicia-se no dia 4, das 14h às 15h, com a contação do livro “Feliz Aniversário, Douglas”, de David Melling. Logo após a leitura haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O livro conta a história de Douglas, um simpático urso que está fazendo aniversário, mas parece que seus primos estão querendo estragar a festa... Felipe e Matheus aprontam pra valer na comemoração. Como terminará este dia cheio de surpresas? Sem dúvida, essa é uma festa de aniversário inesquecível!

Nos dias 5 e 6, a história escolhida foi do livro “A Mãe que Chovia”, de José Luís Peixoto, seguida da exploração do acervo da Biblioteca Rocambole.

O menino desta história é filho da chuva. E, com uma mãe tão necessária a todos, ele tem que aprender a partilhar com o mundo todo o seu cuidado e dedicação. Através da sua história, ele dá aos leitores uma lição de generosidade e perseverança. E, além disso, descobre uma das forças mais poderosas da natureza: o amor de mãe.

Já nos dias 11 e 13, das 14h às 15h, o livro para hora do conto será “A menina de nome enfeitado”, de Míriam Leitão. Posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

A história do livro se passa em um sítio onde a tia e a sobrinha brincam com as letras para falar sobre o mágico mundo da leitura às crianças. As ilustrações da obra complementam a narrativa, criando um ambiente leve e de livre imaginação para o caso de Nathália, uma menina que está descobrindo que, juntas as letras formam palavras. A menina, deslumbrada com o fato, está encucada com uma letrinha que ela ainda não consegue entender para que serve. O ‘h’.

A hora do conto do dia 12 será em homenagem ao Dia da Árvore, e pensando nisso, o livro escolhido foi “Vovô Verde”, de Lane Smith, seguida de oficina criativa.

O Vovô nasceu antes dos computadores, celulares e até mesmo da televisão. Quando era menino, ajudava na fazenda e lia histórias de jardins secretos, mágicos e marias-fumaças. Ao longo de sua vida viveu várias experiências inusitadas e conheceu sua esposa, com quem teve filhos, netos e bisnetos. Hoje, o Vovô Verde, além de velhinho, é um jardineiro apaixonado. E, como anda um pouco esquecido, é nas plantas que guarda as suas histórias mais especiais...

No dia 18 começa a 12ª Primavera dos Museus. E, para a hora do conto, a história será do livro “Era uma vez semente”, de Judith Anderson.

O livro conta a história de uma garota esperta, acompanhada de seu avô, que observa o processo de transformação das plantas. Como pode uma semente se tornar uma planta que, por sua vez, formará novas sementes?

No dia 19, das 14h às 15h, a contação de história será da obra de Nick Bland, “A árvore magnífica”, seguida de oficina criativa. Bia e seu pai adoram os pássaros e gostariam de conviver mais com eles. Mas como será que eles vão conseguir isso? Terão que colocar suas ideias em prática. Quando os dois decidem construir algo para atrair os pássaros, vão ter que juntar seus esforços para criar algo magnífico.

O dia 20 será em homenagem ao Dia da Árvore e a 12ª Primavera dos Museus. O livro escolhido foi “A última árvore do mundo”, de Lalau e Laura Beatriz, seguida de exploração do acervo da Biblioteca Rocambole.

A história é de uma árvore que ficou sozinha na Terra, e que, mesmo assim não perdia a esperança e mostrava que amava o mundo, vivendo alegremente em todas as estações do ano. Espalhava sombra protetora para quem dela precisasse, fazia brotar flor para presentear seu perfume, fruto suculento para alimentar algum bicho esfomeado...

Nos dias 25 e 27, das 14h às 15h, a hora do conto será do livro “Dudu procura outra mãe”, de Moniek Vermeulen. Em seguida, haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O livro conta a história de Dudu, um menino que fica bravo com sua mãe porque ela não deixa ele comer muitos doces. Até que um dia, irritado com essa situação, Dudu vai dormir um pouco e tem um sonho intrigante: ele decide que não quer mais aquela mãe. O menino procura incansavelmente uma outra mãe, até que ele acorda deste sonho e percebe que tudo que ele mais quer é ficar com sua querida mamãe de sempre.

Para encerrar a programação, no dia 26, já na primavera, o livro escolhido foi “O Castor Jardineiro”, de Lars Klinting. Posteriormente haverá uma oficina criativa.

Bruno, o castor, ensina o pequeno leitor a fazer atividades prazerosas, de maneira cuidadosa, responsável e em etapas. Com a chegada da primavera, o castor quer ver sua janela enfeitada com uma nova flor. Ao ver alguns grãos de feijão espalhados pelo chão, resolve plantá-los, explicando todo o processo de germinação e os cuidados necessários para o crescimento.

Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h. A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS:

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 
Tels.: (24) 2233-0300 ou 2233-0360
Bairro: Centro  
Cidade: Petrópolis, RJ

E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br 
Site: www.museuimperial.gov.br 
Twitter: @museuimperial 
Facebook: www.facebook.com/museuimperial  

Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 7h às 17h30 
 
Preços:

Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: Gratuito
Programação dos filmes em cartaz