Boa tarde!           Sexta 20/09/2019   13:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Maria Luísa Rocha Melo será a Próxima Convidada do Projeto “Fale-me de Petrópolis” - dia 23/08 ás 14h30
Maria Luísa Rocha Melo será a Próxima Convidada do Projeto “Fale-me de Petrópolis” - dia 23/08 ás 14h30
20/08/2018 - 09:46 - No dia 23 de agosto, às 14h30, a Biblioteca do Museu Imperial receberá a bibliotecária Maria Luísa Rocha Melo para mais uma edição do “Fale-me de Petrópolis”. Desta vez o tema abordado será a “Formação do Acervo Raro da Biblioteca Municipal”. O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.

Na ocasião, Maria Luísa falará sobre a história da instituição, desde sua criação até os dias de hoje. A profissional traçará um paralelo, que será ilustrado com fotografias e curiosidades, entre a evolução da Biblioteca, seu acervo, seu público, a história e o desenvolvimento da própria cidade. Dessa forma, irá demonstrar que a mesma além de ser uma difusora da memória local, é o reflexo de usos e costumes, da produção intelectual e da constituição de coleções que formam e transformam esse organismo vivo da cidade.

O projeto, idealizado pela historiadora Cláudia Costa, prevê a realização de um bate-papo informal entre uma personalidade da nossa cidade e o público convidado, tendo como objetivo a interação de ambos a partir de histórias contadas por experientes cidadãos petropolitanos. Cláudia acrescenta a importância do resgate de nossa memória histórica a partir de vivências.

O título do evento foi escolhido com base em uma fala do Imperador d. Pedro II que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

SOBRE A PALESTRANTE: Maria Luísa Rocha Melo é formada em biblioteconomia e documentação pela Universidade Federal Fluminense. Sua experiência profissional passou pela Escola Superior de Guerra, IBM Brasil, Biblioteca da Escola de Engenharia e do Instituto de Computação - BEE/UFF, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – UFF, Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, Biblioteca do Museu Imperial e Biblioteca Tristão de Athayde do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade. Está há 24 anos à frente da Biblioteca Central Municipal

Gabriela Mistral (Biblioteca Municipal de Petrópolis) e ,desde 2012, secretaria o Conselho Municipal de Cultura. Nascida em Leopoldina-MG, foi criada em Niterói-RJ, mas já se considera petropolitana de coração, pois mora e trabalha na cidade há 31 anos.

SERVIÇO:

Palestra: “Formação do Acervo Raro da Biblioteca Municipal” 
Data: 23/08
Horário: 14h30

Local: Biblioteca do museu Imperial
Endereço: Av. Dom Pedro I, s/nº 
Tel.:  (24) 2233-0310
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis

Emai: mimp.imprensa@museus.gov.br
Programação dos filmes em cartaz