Boa noite!           Quarta 13/11/2019   04:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Petrópolis abre o Bunka-Sai no Palácio de Cristal
Petrópolis abre o Bunka-Sai no Palácio de Cristal
01/08/2018 - 20:51 - Petrópolis abriu, na noite desta quarta-feira (1º.08) mais uma edição do Bunka-Sai, a festa que homenageia a cultura japonesa. Com mais de 40 atrações na programação, o evento vai contar com comidas típicas, danças folclóricas, gincanas, oficinas, artes marciais e música, no Palácio de Cristal, até domingo (05.08). A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Bernardo Rossi e do cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino, além do vice-cônsul cultural, Eiji Takeya, e representantes da Associação Nikkei de Petrópolis.

“Homenageamos, poucas semanas atrás, a influência germânica no município, com a Bauernfest, mas temos por aqui heranças deixadas por diversos povos. E agora chegou a vez de enaltecer a cultura japonesa. O Japão está tão distante de nós fisicamente, mas também está presente na história da nossa Cidade Imperial, em nossas raízes. Estou muito feliz de abrir, pela segunda vez, essa festa linda, mostrando um pouquinho das tradições milenares da cultura japonesa”, destaca o prefeito.

O primeiro dia de festa contou com a sangria do barril, chamado de Kagami Biraki pelos japoneses, além da performance San San Nana Byoushi e apresentação de Bon-Odori (dança folclórica). A abertura também contou com a presença de secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades. Nesta edição, a festa comemora uma data especial.

“Esse ano marca 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Tenho grande prazer de abrir o Bunka-Sai aqui em Petrópolis, porque a cidade possui forte ligação com o Japão. Nossa primeira missão diplomática foi aqui”, explicou o cônsul. “Todo Brasil está comemorando essa data”, completou o presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami.

Nesta quinta-feira (02.08), as atrações começam cedo. Haverá um Mini Undokai (gincanas japonesas), às 14h30, oficina de mangá, às 18h, e Bon-Odori, às 19h. As barracas funcionam entre 18h e 22h. Já na sexta e no sábado elas abrem de 10h às 22h e, no domingo, de 10h às 20h. No Palácio de Cristal estão 10 barracas que vão contar com comida típica, produtos alimentícios japoneses parar levar pra casa, como hondashi, kare, arroz, lamen, sake, shoyu, entre outros, doces, além de outros produtos japoneses.

A relação do município com o Japão é um marco na história da imigração nikkei. Petrópolis foi a primeira cidade do país a receber uma representação diplomática japonesa. Em 1897 foi o primeiro contato oficial do Japão com o Brasil e foi aqui que a delegação se instalou. O encantamento do terceiro ministro na época, Fukashi Sugimura, com a cidade deu origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil.

“Petrópolis tem, em sua história, essa diversidade cultural. É muito importante que a gente valorize e preserve também essa cultura japonesa no município”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. “Expandimos a festa e esperamos que seja um evento que agrade tanto os petropolitanos quanto os turistas. É também uma forma de movimentar a cidade e aquecer a economia”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Programação dos filmes em cartaz