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Exoterismo

PITÁGORAS - A História da Numerologia

Grécia Antiga 600 AC
A vida era muito mais fácil. E por ser mais fácil tornava-se mais interessante.
As opções eram poucas e por ter poucas opções os Homens dedicavam-se a entender as pessoas, o mundo e conseqüentemente o Universo e seu Criador.  Não havia recursos significativos para serem utilizados na busca desses conhecimentos e descobertas.
Como não havia quase nenhum recurso tecnológico disponível o Homem tinha que utilizar do recurso mais primitivo, que por ser primitivo tornou-se o mais aprimorado, a contemplação.
O simples fato de olhar e sentir as pessoas, a vida, o universo, o Criador.

Contemplar!

Suas expectativas miravam-se nas descobertas. Suas atitudes baseavam-se na não interferência nos fatos, mas sim, na retirada do véu que encobre a lógica implantada nos movimentos de todos os seres vivos.
Se contemplar a si, o ser humano descobriria a Humanidade.
Ao descobrir a Humanidade entenderia o Universo.
Ao entender o Universo estaria próximo do Criador.
A contemplação indicava haver uma lógica na dança universal.
Todos os seres vivos, planetas e galáxias se moviam num círculo de equilíbrio perfeito.
Como se estivessem amarrados, porém autônomos, porém ligados.
Que lógica seria essa que une a todos num conjunto circular enorme e harmônico e que ao mesmo tempo lhes proporcionam a liberdade nos movimentos?
As perguntas eram poucas e por isso as respostas encontradas com mais facilidade.
Nessa época e nesse ambiente nasceu Pitágoras.
Sua trajetória foi polêmica. Como é a trajetória de qualquer iluminado.
Grupos de historiados divergem sobre questões importantes a respeito de sua vida. Como nada foi encontrado que teria sido escrito por Pitágoras, criou-se grande polêmica a respeito de sua figura. Os historiadores relatam apenas que suas descobertas e ensinamentos foram transmitidos por seus discípulos, sendo o mais conhecido Aristóteles. Segundo os historiadores seus discípulos, após sua morte ou desaparecimento, teriam transmitido ao mundo os conhecimentos Pitagóricos.
Sabe-se pelos historiadores que Pitágoras desenvolveu estudos em várias áreas:
Numerologia, Astrologia, Astronomia, Arte, Esoterismo, Religião, Matemática...
Um sábio ? Mestre? Numerólogo? Astrólogo? Artista? Matemático ? Religioso? Esotérico?
Foi um Filósofo. Um ser humano iluminado pela sabedoria e dotado de precisão científica.
Suas descobertas em Numerologia extrapolaram o conhecimento disponível na época.
A Pitágoras é creditada pelos historiados a descoberta da Numerologia.
Há relatos históricos de que teria existido leituras de números que antecederam Pitágoras. Porém, essas leituras eram isoladas e restritas apenas a algumas circunstâncias.  Credita-se historicamente a Pitágoras a compilação científica dos números e suas comprovadas influências na vida humana e a elaboração de técnicas para a formulação do Mapa Numerológico Natal.
Ou seja, Pitágoras associou as expressões humanas aos números dando-lhes características humanas e desenvolveu mecanismos para elaborar um roteiro de entendimento dessas influências numéricas no decorrer da vida humana sobre o planeta Terra.
Criando assim as descrições de cada número e o Mapa Numerológico Natal.

Como teria Pitágoras creditado a cada número as suas descrições?
Pela simples observação científica.
Reunindo diversos grupos de pessoas pode perceber que algumas delas reagiam ou apresentam necessidades semelhantes.
Separou-as por grupos de idênticas reações e necessidades.
Ao conviver com esses grupos distintos foi catalogando e posteriormente nomeando as reações e necessidades.
Até que em determinado momento separou as pessoas em grupos de atividades e necessidades idênticas.
E percebeu que não havia muitas variações.
As pessoas aspiravam por questões passíveis de uma curta catalogação.
Já era de conhecimento naquela época que os números originais eram somente os de 0 a 9,
pois todos os outros números resultavam da combinação desses dez números.
Essa curta catalogação de atividades e necessidades humanas resultaram em 9.
9 necessidades , 9 atividades distintas.

*Força
*União
*Crescimento
*Segurança
*Transformação
*Harmonia
*Perfeição
*Justiça
*Universalidade

Observações na vida humana e na Natureza:

Quem abre caminhos numa caminhada? Quem está atrás ou quem está na frente?
O primeiro puxa os demais. O primeiro abre o caminho para os outros passarem.
Portanto o primeiro é o mais forte. Então o um representa a força.
O ser humano para unir-se precisa de no mínimo mais uma pessoa.
Para unir tem que ter duas ou mais partes. No mínimo duas.
Portanto o dois representa a união.
A Tríade que originou a vida humana. Pai – Filho – Espírito Santo. Se essas três forças cósmicas geraram o crescimento da raça humana. Então o três representa o crescimento.

Como fazer para um objeto ficar estável e seguro?

É preciso quatro suportes. Quatro pernas na cadeira. Quatro pilares de sustentação. Quatro alicerces. Quatro membros no ser humano. O que contem quatro é seguro. Portanto o quatro é o da segurança. Era sabido que um elemento elevado a 5ª potencia de suas próprias características transforma a sua composição inicial. Então o cinco é o da transformação.
Para que esse elemento retorne a sua característica inicial será preciso ejetar nova substância que inibe a ebulição e proporciona o retorno a sua harmonia inicial.
5ª potência mais 1 elemento = 6. Portanto o seis representa a harmonia.
O elemento era original, foi elevado e retornou a característica original.

Sai do original, eleva-se e retorna ao original. Que caminho é este?

Parte do ponto de partida, percorre e retorna ao ponto de partida.
Esse percurso, ida e volta ao ponto de partida proporciona o conhecimento e este o saber.
Parte do 1, aumenta para 2,3,4,5 (5ª potência) acrescenta-se 1(inibidor) isso resulta em um conhecimento. 5ª potência + 1 inibidor + 1 conhecimento = 7. Se ao chegar ao 7 tem-se o conhecimento da experiência, e se esse conhecimento gera o saber. Então o 7 é o da sabedoria.

O que fazer com o saber?
Que destino proporcionar a descoberta e ao conhecimento adquirido?
Reter ou transmitir?

O conhecimento retido não pode ser utilizado. Que valor tem um conhecimento que não é utilizado?
Será preciso transmitir. Afinal a descoberta é mérito do descobridor. Mas a sua descoberta dependeu de algo que já existia. E se existia era de domínio humano. Sendo de domínio humano seria justo reter o conhecimento adquirido encima de condições pré-existentes?
Como é comprovada a eficiência de uma descoberta?
Quando se justifica.
Como se justifica?

Transmitindo. E os usuários da descoberta justificam-na.
Para se aplicar a justiça foi necessário oito condições.
5ª (potência) + 1 (inibidor) + 1(conhecimento) + 1 (atitude de transmitir) = 8. Se para se chegar a justiça foi preciso oito condições então o oito representa a justiça.
Partiu-se do 1.
Adquiriu-se união, crescimento, segurança, transformações, harmonia, sabedoria e justificou-se.
O que fazer com essas condições adquiridas?
Entregar ao Universo. Universaliza-las.
Para se chegar a essa condição foi preciso:
5ª (potência) + 1(inibidor) +1(conhecimento) + 1(atitude de transmitir) + 1 (entrega) = 9.
Portanto ao alcançar a nona condição será preciso Universalizar – tornar de uso universal – para perpetua-la. Se para chegar-se a esse caminho de entrega precisou-se percorrer nove etapas e então Universalizou-se. O nove representa a Universalidade.

E o zero?

“Que lógica seria essa que une a todos num conjunto circular enorme e harmônico e que ao mesmo tempo lhes proporcionam a liberdade nos movimentos?”
Todas as formas do corpo humano são redondas ou arredondadas.
O horizonte é arredondado.
Naquela época via-se somente a Lua que também é arredondada.
O Humano nasce no 1 percorre até o 9. E quando chega ao 9 entrega.
Depois de percorrer o caminho evolutivo ele tem de entregar ao Universo e novamente está somente com ele mesmo. Retorna ao 1.
Então é um círculo que une todo esse trajeto do nascimento a entrega.
Para que ele possa retornar ao 1 – a si próprio – é preciso que esse trajeto seja redondo.
Parte do 1 e retorna ao 1.
O círculo envolve todo esse processo que sai do Individual(1) e termina no Universal(9).
Que força seria essa capaz de envolver e acasalar em si todo esse processo evolutivo?
Não é humana. Pois o Humano é quem percorre o trajeto de 1 a 9.
Creditou ao Zero a expressão Divina.
A força capaz de sustentar toda a evolução Humana.

Como teria Pitágoras criado o Mapa Numerológico Natal?
O que o Ser recebe ao chegar na vida terrena?
A data de sua chegada e depois um nome.
São essas as duas primeiras aquisições humanas nesse Planeta.
Então nelas está contida a trajetória de sua vida nesse Planeta.
Por isso o Mapa Numerológico Natal é elaborado com o nome e a data de nascimento.

Como serei conhecido nesse Planeta?
Pela data que nasci ou pelo nome que recebi?
Pelo nome.
Então o nome representa quem sou.
Por isso o nome no Mapa representa a personalidade da pessoa.

Minha vida será regida por quais medidas?
Dias, meses e anos.
Então será regida por uma data, que é composta por dia, mês e ano.
Se os dias, meses e anos irão reger minha vida, então a data rege minha vida.
Por isso que no Mapa a data indica a vida que a pessoa terá.
Da seguinte forma:

Nasci numa data que é minha vida. Recebi um nome que sou eu.
E estou aqui para que ?
Tem que haver um objetivo da minha presença nesse local?
Porque estou aqui ?
Se cheguei aqui numa data (dia, mês e ano) houve uma razão para ser essa data.
Se somar essa todos os ingredientes dessa data encontro um resultado.
Por isso a soma da data de nascimento no Mapa representa o destino. A razão pela qual estamos aqui.

Vou viver uma vida.
Pra que ?
Ao morrer não serei o mesmo de quando nasci?
O que acontecerá comigo do nascimento a morte?
Seja qual for a direção que eu tomar. Sejam quais forem as minhas escolhas no final não serei igual. Ou seja, vou me transformar.
E transformar é representado pelo número três.
Para me transformar preciso de 3.
Por isso que no Mapa tem-se 3 ciclos de vida. Três “vidas” a serem vividas para proporcionarem a transformação necessária.

Mas nesse trajeto de transformações vou aprender.
Só aprendendo eu me transformo.
E para me transformar eu preciso de 3 ciclos de vida então vou precisar de 3 aprendizados.
Por isso o Mapa tem 3 desafios que representam 3 aprendizados integrados a transformação evolutiva.

Nesse trajeto evolutivo estarei sozinho?
Não poderei contar com nenhuma ajuda?
Não cometerei erros?
Não precisarei de auxílio?
Sozinho alguém chega em algum lugar confortável?
É sem ajuda que se consegue evoluir?
Sou eu que faço o plantio ?
Eu mesmo realizo a colheita ?
Sou eu que preparo a comida?
E saberei cuidar da saúde e de meus direitos ao mesmo tempo?
Vou saber confeccionar roupas para proteger meu corpo que reage as mudanças da Natureza?
Conseguirei sozinho vivenciar outras experiências na vida que não somente as que necessito?
Não será possível. Eu preciso de ajuda pra viver tudo isso.
Por isso que no Mapa tem-se 4 realizações. Que são facilidades que irão nos auxiliar no desenvolvimento das outras características que nos levarão a evolução.

Credita-se a Pitágoras essas descobertas.
Foi ele que criou a Numerologia que levou seu nome?
Não importa.
Quem foi capaz de desenvolver conceitos que orientam a trajetória humana no planeta Terra, de maneira lógica e científica, não merece somente reconhecimento.

Seu maior mérito?
Não ter se afastado da lógica que permeia a vida no universo.


O LOUCO

Conta-se, que na grécia antiga, por volta de 2600 ac,
Existiu um "louco" que ficava observando o
Comportamento dos outros.
Dizem os historiados, que ele era visto parado em ruas públicas, apenas olhando as pessoas e anotando em seu caderno.
Muitos gregos, indignados com esse seu comportamento, indagavam a esse ser esquisito:
"oque fazes aí meu senhor, olhando a vida dos outros e escrevendo nesse caderno.?".
O sr sério e compenetrado respondia:
"estou a entender porque fazes assim e não de outra forma."
Como o curioso não entendia a resposta, acabava por abandonar esse sujeito esquisito a sua própria sorte.

As margens de um belo riacho, rodeado por montanhas verdejantes. Um homem sério pisava num lençol mácio e
Multicolorido de pequenas margaridas brancas, com suaves mechas de violetas claras.
Sentado em uma pedra gélida, porém robusta e segura, esse homem sério conversava com seus ouvintes.
Transmitia a eles todos conhecimentos que possuía, e ensina calmamente a cada aluno como se ele fosse naquele momento a sua única preocupação.

Com o tempo rolando em sua infinita volta pela vida humana, esse senhor sério, conquistara tantos seguidores que se fazia necessário organizar-se em um local físico, e construir uma didática de ensimamento.

Os ouvintes que tornaram-se alunos e passaram a seguidores, acompanharam seu mestre na construção
Da primeira escola esotérica que se tem conhecimento na história da humanidade.

Assim, há 2600 ac na grécia antiga nasceu a escola
Pitagórica, que ensinava aos humanos as influências dos números em suas vidas.

Pela valiosidade de seus ensinamentos, seus seguidores tornaram-se discípulos, e com a morte do mestre , se
Espalharam pelo planeta terra, levando aos povos de outros continentes os conceitos ensinados pelo mestre, sobre a vida humana.

Um pouco antes de sua morte, um discípulo, surpreso com o conhecimento de seu mestre, perguntou-lhe:
"como fizestes senhor, para descobrir que os números atuam na vida humana?"
Respondeu-lhe o mestre:
"observei como as pessoas viviam, em seu habitat natural ,e fui anotando tudo em meu caderno."
"e onde fizestes isso?" retrucou
" nas ruas de Roma ."
"és então o "louco" que dizem antigamente perambulava pelas ruas de Roma observando as pessoas e anotando tudo em seu caderno?"
"sim, sou o "louco" das ruas de Roma.

Fonte: www.abran.com.br

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