Boa noite!           Quarta 20/10/2021   03:09
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Alunos da Rede Pública Estadual participam de Aula de Música Clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Alunos da Rede Pública Estadual participam de Aula de Música Clássica no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
O concerto foi parte do projeto pedagógico “Música Clássica nas Escolas” e marcou o fim do primeiro semestre letivo de 2018

13/07/2018 - 17:33 - O Theatro Municipal do Rio de Janeiro virou sala de aula! Cerca de 2 mil alunos da rede pública estadual de ensino participaram, nesta sexta-feira, dia 13, de uma aula-concerto gratuita realizada pela Orquestra da Fundação Cesgranrio. O espetáculo foi parte do projeto pedagógico “Música Clássica nas Escolas” e marcou o fim do primeiro semestre letivo de 2018.

Os estudantes da capital e das cidades de Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Queimados, Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Araruama, Paraíba do Sul, Campos dos Goytacazes, Itatiaia, Teresópolis e São Francisco de Itabapoana assistiram a uma aula sobre a profissão de maestro e a composição de uma orquestra, entre outros temas. Os artistas apresentaram detalhes de cada instrumento e finalizaram com um concerto musical, em que tocaram obras de renomados compositores.

Os alunos vibraram com o repertório e com as interações e explicações do maestro. Em determinado momento, alguns estudantes foram convidados para subir ao palco do Theatro Municipal e “substituir“ o regente. Após uma rápida aula, cada jovem pegou a batuta – instrumento utilizado pelo maestro – e com gestos semelhantes conduziram os músicos.

Brenda Alexandra, de 17 anos, aluna do Instituto de Educação Sarah Kubistchek, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, contou como foi a experiência.

– Achei incrível cada segundo. Foi muito bonito e impressionante ver como os instrumentos se encaixam e conseguem fazer essas músicas lindas. E estar em cima do palco também foi muito emocionante – disse.

O jovem Gustavo Rafael de Paula Silva, do Ciep 171 – José Américo Pessanha, de Duque de Caxias, estava emocionado com o concerto. Amante de música clássica, o garoto não acreditava estar dentro de um dos principais palcos da arte e da cultura do Brasil e poder assistir ao espetáculo. Para ele, foi a concretização de um sonho.

O mesmo sentimento foi compartilhado por Aline Nascimento de Mello, de 17 anos, do Ciep 488 – Ezequiel Freire, de Itatiaia. Pela primeira vez, a jovem saiu de sua cidade, no Sul Fluminense, interior do Rio de Janeiro, para participar um evento na Região Metropolitana. Ela revelou que também era “novata” em concertos de música clássica.

– Já sonhava em ver uma apresentação dessas e foi muito bom ter essa oportunidade. Achei a experiência incrível, tanto por estar aqui na capital quanto poder assistir ao concerto e conhecer um pouco mais sobre esse universo da música clássica – comentou.

De Teresópolis, na Região Serrana, um grupo de alunos do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi também estava encantado com a oportunidade de assistir à aula-concerto. Na entrada do Theatro Municipal, em frente à escadaria principal, Mayara Leite Damazio, Victória Lima da Silva, José Robson Tavares e Emannel de Araújo revelaram que tocam instrumentos e fazem parte da banda da escola.

Além dos alunos e professores da rede estadual, o evento também contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; do secretário de Estado de Cultura, Leandro Sampaio Monteiro; do presidente da Fundação Cesgranrio, Carlos Alberto Serpa de Oliveira; e o presidente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Fernando Bicudo.

Sobre o projeto

O projeto pedagógico “Música Clássica nas Escolas”, que começou a levar o conhecimento da música clássica às escolas públicas estaduais, além de apresentações artísticas para os alunos, prevê a doação de sete mil kits, elaborados pela Fundação Cesgranrio, contendo uma coleção de 28 mil livros às unidades estaduais de ensino do Rio de Janeiro. 
Programação dos filmes em cartaz