Boa noite!           Segunda 22/07/2019   00:26
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Liceu Municipal Carlos Chagas recebe palestra do Programa Petrópolis da Paz - dia 04/07 ás 08h
Liceu Municipal Carlos Chagas recebe palestra do Programa Petrópolis da Paz - dia 04/07 ás 08h
Liceu Municipal Carlos Chagas recebe palestra do Programa Petrópolis da Paz

03/07/2018 - 16:43 - Gestores, professores e funcionários do Liceu Municipal Carlos Chagas recebem nesta quarta-feira (04.07), às 8h, a palestra com o tema “De dentro para Fora” ministrada pelo coach e professor Paulo Siqueira. A ação faz parte do cronograma do projeto piloto do Programa de Mediação Petrópolis da Paz, e já foi aplicado em mais duas escolas do município: Escola Municipal Amélia Antunes Rabello e a Escola Municipal Governador Marcelo Alencar.

O Liceu foi a primeira unidade de ensino a receber a capacitação do programa. Atualmente, 62 alunos entre 10 e 16 anos participam semanalmente dos encontros de mediação, além dos profissionais que atuam na escola.

Segundo o palestrante o objetivo da discussão é despertar o que cada um tem de melhor. Os profissionais terão a oportunidade de sair do automatismo, olhar reflexivamente para a sua própria vida e decidir de forma consciente o caminho a ser percorrido na direção daquilo que realmente deseja para a sua vida. “Este momento foi planejado com muito carinho e cuidado para este grupo de profissionais que tem uma responsabilidade enorme em suas vidas: contribuir para o desenvolvimento das nossas próximas gerações. Minha expectativa para este momento não poderia ser mais elevada”, contou Paulo Siqueira.

“Uma satisfação enorme estar com o time de profissionais do Liceu em mais um momento de partilha, treinamento e trabalho em equipe, com todos os olhares voltados para o desenvolvimento das nossas novas gerações”, contou pedagoga e psicóloga e responsável pelo Departamento da Mediação Escolar, Vanessa Siqueira.

O diretor da unidade de ensino, Marcos de Souza Machado também falou sobre a importância da atuação do programa dentro da escola. “ Estamos empenhados em fazer com que este projeto dê certo na nossa comunidade escolar. Para isso, é fundamental o envolvimento de todos os profissionais, a fim de alcançarmos nosso objetivo maior que é o aluno. Será um momento de muito aprendizado e reflexão”, relatou o diretor.

“ Nesses encontros proporcionados pelo Petrópolis da Paz, é uma das ações mais importantes, nos quais o programa, através de seus voluntários, pratica a empatia e a escuta ativa, valorizando o grupo escolhido, valorando o encontro entre seres humanos, que necessitam se olhar, se escutar e se respeitarem”, pontuou a coordenadora do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.

O programa de Mediação Comunitária, que acontece no município desde agosto de 2017 após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi por meio da Lei n° 7.532. Hoje, três unidades de educação participam das ações: a Escola Municipal Liceu Carlos Chagas, a Escola Municipal Amélia Antunes Rabello e a Escola Municipal Governador Marcelo Alencar, totalizando mais de 300 pessoas entre alunos, profissionais da educação e familiares.
Programação dos filmes em cartaz