Boa tarde!           Quarta 16/10/2019   13:58
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Expectativa de festa cheia para o último fim de semana da 29ª Bauernfest
Expectativa de festa cheia para o último fim de semana da 29ª Bauernfest
Mais de 30 atrações encerram a 29ª Bauernfest neste domingo

Os destaques ficam por conta do desfile folclórico pela manhã e a final do concurso de chope no início da noite

01/07/2018 - 09:01 - Com o movimento superando as expectativas, inclusive durante a semana, a 29ª Bauernfest será encerrada neste domingo (1º,07), com mais de 30 atrações. O destaque fica por conta do desfile folclórico pela manhã, a partir de 10h30, pelas ruas do Centro Histórico, e a grande final do concurso de chope a metro, no início da noite, às 18h30, dentro do Palácio de Cristal. Mas ao longo de todo o dia, até meia noite, haverá apresentações de bandas de música alemã, grupos folclóricos, entre outros, além, claro das comidas típicas e muito chope. A expectativa da prefeitura é de que esta edição da Festa do Colono Alemão supere o público de 320 mil pessoas do ano passado nos 10 dias de evento.

Desde a abertura da festa, no dia 22 de junho, principalmente o Palácio de Cristal – coração da Bauernfest - e a Rua Alfredo Pachá estiveram lotados, assim com outros espaços oficiais do evento, como a Praça da Liberdade, a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten, e o clube Petropolitano, com o Espaço Tanzen. Os dias de sol ajudaram a atrair visitantes também para outros pontos do Centro Histórico, como os pólos de moda e pontos turísticos.

“Para este domingo, por ser o último dia, acreditamos que o movimento será ainda maior do que o de domingo passado, que já foi maravilhoso. É um dia para passear com a família, aproveitar os espaços do evento e curtir a programação até o final, com os concursos, dos grupos folclóricos”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Um dos momentos mais esperados para domingo, a final do concurso de chope a metro vai receber os vencedores dos concursos realizados desde o início da festa. Nas categorias feminina e masculina, os amantes da cerveja entram em uma nova disputa que vai premiar o participante que consumir os 600 ml da bebida no menor tempo sem tirar a tulipa da boca. Antes, o público ainda vai poder contar com o concurso do chapéu mais enfeitado. E ao longo do dia haverá uma programação variada em todos os palcos.

Toda a festa foi considerada um sucesso este ano e deverá ser encerrada com chave de ouro com uma programação especial. Para o secretário da Turispetro, Marcelo Valente, a novidade no horário de funcionamento do evento desta edição, abrindo às 10h, ajudou a atrair visitantes mais cedo para Petrópolis: “Tivemos um resultado econômico surpreendente, movimentando também comércio, hotéis, bares e restaurantes. Tivemos novidades, mas mantivemos o que deu certo no ano passado, como o Desfile de Luzes, que atrai turistas para pernoitarem na cidade”, disse.

Programação durante todo o dia

Durante todo o dia, animação não vai faltar nos palcos da festa. No Palco Koblenz, que fica nos jardins do Palácio de Cristal, a programação começa cedo, a partir de 12h com a apresentação da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí/FioCruz Petrópolis. Em seguida, entram os grupos folclóricos com a tradicional dança alemã até o fim da noite. Passam pelo palco grupos como o Bergstadt, Blumenberg Volkstanz, MoselVolkstänze, Bauerngruppe, entre outros. Já no Palco EngelbertoSeiler, que fica no interior do Palácio, a Bauerntheater anima o público a partir de 15h. Logo após ninguém vai conseguir ficar parado com a apresentação da Banda do Barril, às 16h. E, após o concurso de chope, a Banda Germânica encerra a noite até às 22h.

“Será o último dia para conferir as atrações da festa, por isso preparamos uma programação especial, com muita cultura germânica. Temos atrações para todos os gostos. A música brasileira também não ficou fora da festa e estará em palcos como o Brasil”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Leonardo Randolfo.

Na Praça da Liberdade a programação também começa cedo, às 11h, com os Jogos Germânicos, que se repetem às 15h. No Palco Brasil haverá, também às 11h, a apresentação do Coral Pró Tempore. Em seguida tem a apresentação teatral Ervelina e o Princês, às 13h. O palco é uma alternativa aos que também desejam ouvir música brasileira. Por isso, às 16h temTaruíra e às a banda Tokaia. Nos jardins da praça ainda haverá a apresentação da Banda Marcial Bem. José Bonifácio, às 14h.O Biergarten vai contar com muito rock alemão a partir de 14h30 com a banda SpielundCharm e DJ logo em seguida. Às 17h30 a Banda Hover se apresenta e às 20h será a vez do Trio Trebiã.

Há ainda programação especial no Museu Imperial, no Senac, entre outros pontos do Centro Histórico.

A partir do dia 05 de julho, a festa continua com a Jugendbauernfest no Parque Municipal, em Itaipava, até o dia 08 de julho, com atrações culturais, comidas típicas e chope.

Último desfile da festa

O domingo também será marcado pelo último desfile da festa, saindo às 10h30 da Rua da Imperatriz, em frente ao Museu Imperial. Bandas marciais, famílias de descendentes dos colonos, bandas de música germânica, grupos folclóricos, trenzinho, a realeza da festa e atores percorrem ruas do Centro Histórico espalhando a alegria da cultura germânica até chegarem no Palácio de Cristal. No domingo passado, o Desfile Folclórico foi acompanhado por mais de 10 mil pessoas.

São cerca de 600 participantes, reunindo desde crianças à terceira idade. Além da Rua da Imperatriz, o desfile também percorre a Avenida Koeler, a Praça da Liberdade, a Avenida Roberto da Silveira e termina na Rua Alfredo Pachá.

Confira a Programação:

01/07 - Domingo  

​CENTRO HISTÓRICO

10h – Desfile Folclórico

Trajeto: da Rua da Imperatriz até o Palácio de Cristal

​PALCO ENGELBERTO SEILER

15h – Bauerntheater
16h às 18h – Banda do Barril
18h30 – Grande Final do Concurso de Chopp a Metro
20h às 22h – Banda Germânica

PALCO KOBLENZ

12h – Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí/FioCruz Petrópolis
14h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
14h30 – GermanischerTanzundTrachtenvereinBlumenberg Volkstanz
15h – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis
15h30 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
16h15 – GermanischerTanzundTrachtenvereinBlumenberg Volkstanz
17h – MoselVolkstänze de Petrópolis
17h45 – KaiserstadtKulturkreis
18h30 – GermanischerTanz und TrachtenvereinBlumenberg Volkstanz
19h15 – Grupo de Danças Folclóricas RheinlandPfalz
20h – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
20h45 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis
21h30 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis

​PALCO BRASIL

11h – Coral Pro Tempore
13h às 14h – Ervelina e o Princês (teatro)
16h às 17h30 - Taruíra
19h às 20h30 - Tokaia

​PRAÇA DA LIBERDADE

11h e 15h – Jogos Germânicos
14h às 15h – Banda Marcial Emb. José Bonifácio

​BIERGARTEN

14h30 às 16h – SpielundCharm (banda alemã)
16h – DJ
17h30 às 19h - Banda Hover
20h às 21h30 - Trio Trebiã (rock alemão)
disque turismo
Programação dos filmes em cartaz