Boa noite!           Sábado 20/07/2019   19:09
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Para celebrar a poesia: Saraus na Casa da Educação Visconde de Mauá
Para celebrar a poesia: Saraus na Casa da Educação Visconde de Mauá
Parceria com o segmento de literatura

28/05/2018 - 16:32 - A Casa da Educação Visconde de Mauá passará a contar com oficinas literárias, graças a uma parceria com o segmento de Cultura do Conselho Municipal de Cultura e União Brasileira de Trovadores. A intenção é a de aproximar os alunos que participam das oficinas e cursos da Casa dos autores que se dedicam à arte da poesia.

Os encontros devem ocorrer mensalmente e contarão com a participação de alunos de idades variadas.

“A Casa da Educação Visconde de Mauá está inserida num clima de poesia, pois nela o "Poetinha", Vinicius de Moraes, passou muitas temporadas e, com certeza, em seus espaços escreveu muitos versos. Fico extremamente feliz com a presença dos poetas na Casa, pois foi a poesia quem me abriu as portas mais importantes de minha carreira e me lançou ao mundo dos projetos pedagógicos que se utilizam de manifestações culturais para transformar realidades”, explica Catarina Maul.

Ainda de acordo com Catarina Maul, na última semana, a Casa sediou um sarau temático com a participação dos integrantes da UBT. Na ocasião, foram destacadas as reflexões acerca da Liberdade, Igualdade e Discriminação Racial.

“A atividade estava na programação da Casa especial nesse mês, que exalta a luta pela liberdade e discriminação racial. O sarau foi maravilhoso e queremos que os alunos tenham a oportunidade de conhecer poetas e discutir grandes obras literárias junto com autores da nossa cidade”, explicou.

Segundo Catarina Santos, presidente da União Brasileira de Trovadores, a proposta é a de realizar oficinas com os jovens, para despertar neles o apreço pela modalidade poética.

“Já desenvolvemos um trabalho parecido em uma escola na Vila Felipe. Chama-se Juventrova. Durante oficinas, orientamos os jovens sobre como escrever trovas. Os encontros contam com uma parte teórica e outra prática. Essa parceria é muito importante e estamos muito felizes”.
Programação dos filmes em cartaz