Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:43
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Hospital SMH promove Palestra sobre Diagnóstico e Tratamento de Doença do Coração dia 29/05 ás 19h30
Hospital SMH promove Palestra sobre Diagnóstico e Tratamento de Doença do Coração dia 29/05 ás 19h30
Evento aberto à participação de médicos vai discutir a isquemia miocárdica, que pode levar ao infarto.

28/01/2018 - 17:10- O Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis promove nesta terça-feira, dia 29 de maio, a palestra “Identificação da isquemia miocárdica”. O evento será aberto à participação de médicos e terá início às 19h30 com o objetivo de debater linhas de tratamentos.

O cardiologista intervencionista Edgard Quintella, um dos responsáveis pelo setor de hemodinâmica do Hospital SMH, destaca que a abordagem do tema reflete diretamente na qualidade do serviço de saúde na cidade. A palestra terá três temas: ecocardiograma com estresse farmacológico; ultrassonografia e OCT intracoronário; e fluxo fracionado de reserva miocárdica (FFR).

“No caso da doença ser estável, o diagnóstico deve identificar se há isquemia na lesão. A melhor ferramenta para isso é o exame de fluxo fracionado de reserva miocárdica”, explica o especialista.

A isquemia miocárdica se caracteriza pela diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias, que levam sangue ao coração. O problema pode levar ao infarto, que afeta 300 mil pessoas por ano no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

O objetivo da palestra é discutir as melhores formas de intervenção após o diagnóstico, já que 30% dos casos de infarto levam à morte.

Para o cardiologista Roberto Eiras, um dos responsáveis pelo novo setor cardiovascular do SMH e organizador do evento, é fundamental saber de que forma a obstrução do vaso sanguíneo afeta a vida do paciente, ou seja, se é funcionalmente importante ou não.

“Muitas vezes o paciente tem um entupimento nos vasos sem chegar a fazer uma isquemia. Essa identificação é fundamental para definir o tratamento. A cardiologia está evoluindo para que intervenções não sejam feitas desnecessariamente”, conclui Roberto Eiras.

A palestra será no auditório do Instituto do Coração de Petrópolis, o Incope, que fica no prédio anexo ao Hospital SMH, na Avenida Portugal, 236, no bairro Valparaíso. O evento é gratuito. 
Programação dos filmes em cartaz