Bom dia!           Domingo 25/08/2019   07:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Produção científica africana na temática da VII Semana da Física do Cefet/RJ Petrópolis - dias 14 a 18/05
Produção científica africana na temática da VII Semana da Física do Cefet/RJ Petrópolis - dias 14 a 18/05
Evento, que acontece de 14 a 18 de maio no Cefet/RJ campus Petrópolis, é gratuito e aberto ao público

11/05/2018 - 16:29 - A partir de segunda-feira, dia 14 de maio, o Cefet/RJ campus Petrópolis terá uma semana inteira dedicada a atividades relacionadas à física. Com o tema "A produção de ciência na África", a VII Semana da Física irá promover palestras, mesas-redondas e minicursos, entre outras atividades, até a sexta-feira, dia 18. 
 
O evento será realizado das 18h30 às 22h30, exceto no dia 18, que contará com uma mesa-redonda sobre o super-herói Pantera Negra partir das 16h30. As atividades trarão para reflexão e debate temáticas como supercondutividade, etnomatemática, braile para o ensino da física e utopia de Tesla, entre outras.  A Semana contará com a participação de pesquisadores e/ou docentes de outras instituições, além do próprio Cefet/RJ, como UFRJ, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Universidade Católica de Angola. Os interessados em participar dos minicursos podem fazer a inscrição na hora. Será emitido certificado aos participantes. 

A abertura do evento será na segunda-feira, às 18h, no Salão Nobre, e será seguida da palestra “Ciência, Tecnologia e África”, ministrada por Antônio Carlos dos Santos, pós-doutor pela Canadian Light Source e professor da UFRJ. 

O Cefet/RJ campus Petrópolis fica na Rua do Imperador, 971 – Centro.

Guia de Programação da VII Semana da Física “Produção de Ciência na África”

SEGUNDA-FEIRA - 14/05

18:00 - Cerimônia de Abertura da VII Semana de Física: “Produção de Ciência na África”.
18:30 - Palestra: Ciência, tecnologia e África. ?Antônio Carlos dos Santos (pós-doutor pela Canadian Light Source. Professor na UFRJ) 

Salão Nobre

20:30 - Coffee break
21:00 - Minicurso 1: “Introdução aos Fractais através da Afroetnomatemática”. Leandro Tavares (Professor CEFET/RJ UnEd Petrópolis).
Minicurso 2: “Introdução à Supercondutividade”. ?Felipe Mondaini (Doutor em Física pela UFRJ. Professor do CEFET/RJ UnEd Petrópolis)

TERÇA-FEIRA - 15/05

18:30 - Mesa Redonda: “Produção e formação científica em continentes colonizados: Pensando a ciência a partir das Américas e da África”. Pedro Javier (Mestre em Ensino, Filosofia e História da Ciência pela UFBA) e Marcília Elis Barcellos (Doutora em Ensino de Ciências pela USP. Professora do CEFET/RJ UnEd Petrópolis).

Salão Nobre

20:30 - Coffee break
21:00 - Minicurso 3: “Utopia de Tesla: CTS e África, como dialogar?”. ?Danrley kreischer, Natane Rafaela, Leonardo Bittencourt (Licenciandos e licencianda em física pelo CEFET/RJ UnEd Petrópolis).
Minicurso 4: “A Física do timbre no espectro emocional humano”?. Pedro Javier (Mestre em Ensino, Filosofia e História da Ciência pela UFBA).

QUARTA-FEIRA - 16/05

18:30 - Palestra: “A África vista “por outros olhos” “. ?Marcelo Vilela (Físico, mestre pelo IME). Salão Nobre.
20:30 - Coffee break
21:00 - Minicurso 3: “Utopia de Tesla: CTS e África, como dialogar?”. Danrley kreischer, Natane Rafaela e Leonardo Bittencourt (Licenciandos e licencianda em física pelo CEFET/RJ UnEd Petrópolis).
Minicurso 5: “O Braille na África do Sul: uma adaptação para o Ensino de Física”. Débora Souza e Bruna Karl (Licenciandas em física pelo CEFET/RJ UnEd Petrópolis)

QUINTA-FEIRA - 17/05

18:30 - Mesa Redonda: “A tomada de consciência da construção do pensamento filosófico no continente africano: A qualificação do pensamento pré-logístico e o estereótipo de cientista”.. Alfredo (Bacharel em filosofia pela Universidade Católica de Angola), José Abdalla Helayë-Neto (Pesquisador Titular III do CBPF) e Adriana Souza (Artista de Petrópolis).

Salão Nobre

20:30 - Coffee break
21:00 - Minicurso 6: “A Energia que move a África: uma abordagem teórica e experimental da matriz energética Africana”. Daniel da Silva, Douglas Bastos, Leonardo
Fagundes, Miguel Teixeira, Paulo Vitor do Nascimento e Sidney Luiz da Silva. (Licenciandos em física pelo CEFET/RJ UnEd Petrópolis)
Minicurso 7: “Um Olhar Diferente Para a Matemática: Etnomatemática e Educação Matemática Crítica”. ?Flávia Trópia B. A. Fadel (Mestra em Educação pela UFMG.
Professora do CEFET/RJ UnEd Petrópolis)

SEXTA-FEIRA - 18/05

16:30 - Mesa Redonda: “Quem é o Pantera Negra? Perspectivas analíticas sobre um Rei e super-herói entre as histórias em quadrinhos e o cinema”. Elbert Agostinho (Mestre em relações étnicos raciais), Rosana Pinto (mestra em educação pela UFRRJ), Aline Nascimento e Fernanda Silva (mestrandas pelo CEFET/RJ).

Salão Nobre

18:30 - Atividade cultural: Ataque Poético
21:00 - Coquetel de Encerramento
Programação dos filmes em cartaz