Boa tarde!           Quinta 25/04/2024   16:44
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > 20 crianças operaram de Fimose e Freios de Língua no Hospital Alcides Carneiro
20 crianças operaram de Fimose e Freios de Língua no Hospital Alcides Carneiro
Ação é realizada pela segunda vez no município, no 12º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança 

06/05/2018 - 08:05 - O prefeito Bernardo Rossi acompanhou a realização de 20 cirurgias pediátricas neste sábado (05.05) no Hospital Alcides Carneiro. A iniciativa foi realizada  pela 2ª vez no município, na 12ª edição do Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança promovida pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

Durante uma manhã de procedimentos, as crianças, com idades entre 4 meses a dez anos, operaram fimose e freios de língua. Com uma média de 50 procedimentos pediátricos realizados por mês, o hospital não possui filas para realização das cirurgias, mas a iniciativa visa chamar a atenção dos pais sobre as doenças cirúrgicas mais frequentes na infância e também abriu a agenda em dias da semana para intervenções mais complexas.

“Todos de parabéns, desde os organizadores até os voluntários e todos os funcionários do HAC. Um clima de alegria, de apoio aos pais e às crianças. É assim que queremos sempre nosso principal hospital: de portas abertas e interagindo com a cidade”, afirmou Bernardo Rossi que esteve acompanhado pelo secretário de Saúde, Silmar Fortes e do vice-prefeito Baninho na realização do mutirão.

Camila da Silva Paulo Oliveira, 33 anos, dona de casa, deu à luz Caique, hoje com 7 anos no HAC. E, neste sábado, retornou com o filho ao hospital para operar fimose. “O atendimento está ótimo, estou feliz porque não teve fila e ele está operando tranquilo”, relatou Camila ao prefeito.

As crianças internadas em tratamento e as que operavam neste sábado, tiveram um dia especial.  Uma equipe da Escola de Circo do Rio de Janeiro animou as crianças, com música e brincadeiras o que quebrou a rotina do hospital. Houve distribuição de brindes doados pela iniciativa privada e lanches.

A animação teve até médico mirim, Luan de Mello, de 7 anos, que levou seu apoio às crianças e “examinou” o prefeito Bernardo Rossi. “Estou gostando de tudo, minha mãe trabalha aqui no hospital e eu queria ajudar também”, disse o voluntário-mirim.

Marcos Daiha, cirurgião-pediátrico do HAC, organizou o mutirão. “Um prazer poder realizar este dia que acaba sendo de festa para todos nós, a equipe, os pais e as crianças”, avalia.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que o 5º mutirão do HAC evidencia a capacidade cirúrgica da unidade e reforça que os mutirões de outras especialidades também contribuem para a redução das filas de espera por procedimentos eletivos.

“A nossa Coordenação Pediátrica realizou toda a movimentação para que o mutirão ocorresse novamente em Petrópolis. Estamos intensificando a realização dos mutirões sem que se interrompa a rotina cirúrgica do hospital. A nossa proposta é ampliar o acesso da população aos recursos técnicos e a competência dos profissionais atuantes no centro cirúrgico além de diminuir a fila de espera por procedimentos e cirurgias”, afirma Silmar Fortes.

Atuaram no mutirão seis cirurgiões pediátricos, seis anestesistas, oito médicos residentes, além de toda a equipe de enfermagem e técnica de enfermagem do centro cirúrgico e pediatria.

“Toda a equipe ficou muito animada em participar, todos os médicos e grupos que nos ajudaram no mutirão trabalharam voluntariamente. O nosso pagamento é o amor. Nós precisamos chamar a atenção dos pais quanto a essas doenças cirúrgicas frequentes na infância e o evento é importante por isso. Gostaríamos de agradecer ao prefeito, secretário de saúde e a direção do hospital pelo acolhimento e incentivo ao mutirão”, afirma Marco Daiha.
Programação dos filmes em cartaz