Boa tarde!           Domingo 09/08/2020   17:31
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esporte e Lazer > Academia da Saúde do Parque Cremerie foi reaberta nesta Quarta-feira dia 02/05
Academia da Saúde do Parque Cremerie foi reaberta nesta Quarta-feira dia 02/05
Atividades físicas são oferecidas de segunda a sexta-feira de 8 às 17h

Unidade localizada no parque conta com 300 alunos

02/05/2018 - 16:43 - A Academia da Saúde do Parque Cremerie foi reaberta nesta quarta-feira (02.05) após a desinterdição do espaço. O local que recebe em média 12 mil frequentadores por mês passou por manutenção e uma série de melhorias, como troca de lixeiras, pinturas dos bancos e recuperação do piso. Com o retorno das atividades, a prefeitura quer ampliar o número de alunos da academia que atualmente é de 300 pessoas reforçando umas das vertentes da promoção em saúde, prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida que é a prática regular de atividades físicas.

O Parque Cremerie foi fechado preventivamente em março, por conta de um macaco encontrado morto por Febre Amarela em uma rua próxima ao parque. Agentes da Secretaria de Saúde reforçaram as estratégias de imunização durante este período e o local pôde ser aberto para a população com segurança.

O prefeito Bernardo Rossi relembra que o local – que no ano passado recebeu 144 mil visitantes - volta a abrir seus portões para que os petropolitanos e turistas aproveitem sua extensa área verde, o parquinho infantil, quadra esportiva, Academia da Terceira Idade e da Saúde, churrasqueira, entre outras atividades que o espaço oferece. 

“O Cremerie conta com 12 mil frequentadores por mês, além dos 300 alunos da Academia da Saúde. Queremos ampliar esses números para que a população usufrua de toda a estrutura do parque que é de 40 mil m² com extensa área verde, parquinho, quadra esportiva. Nossa meta é estimular a adoção de hábitos saudáveis e o turismo ecológico”, avalia Bernardo Rossi.

Promovendo a divulgação das atividades das Academias da Saúde, o secretário de Saúde, Silmar Fortes reforça que as inscrições para as aulas das quatro unidades das Academias da Saúde estão abertas para que adultos e crianças possam participar das atividades oferecidas de segunda a sexta-feira, de 8 ás 17h.

“As academias possuem esse papel importante de manter o fortalecimento dos vínculos dentro das comunidades. As atividades são importantes para as crianças terem opções de diversão e entretenimento, mas também para os pais e frequentadores do parque. Estamos reforçando junto às equipes dos postos de Saúde a conscientizar os usuários sobre a importância da mudança de hábitos alimentares e práticas regulares de exercícios para a redução dos quadros de hipertensão, diabetes e obesidade”, afirma Silmar Fortes.

Academias da Saúde promovem ações de prevenção e promoção da Saúde

O município conta com quatro Academias da Saúde: nos parques Cremerie e de Itaipava, além do Vale do Carangola e Castelo São Manoel onde são oferecidas aulas de ginástica, alongamento, danças, karatê, capoeira, artesanatos entre outras atividades, de segunda a sexta-feira de 8 às 17h. As inscrições para novos alunos estão abertas em todas as unidades. Para participar basta que o interessado apresente atestado médico, cartão do SUS e documento de identidade.

A coordenadora do programa Academia da Saúde, Márcia Verônica Ferreira explica que o trabalho das Academias da Saúde é fortalecido com o apoio de voluntários ampliando as atividades oferecidas com a realização de grupos de convivência, workshops e rodas de conversa.

“Contamos com o apoio de muitos voluntários que estão contribuindo para o crescimento das academias e na oferta das mais variadas atividades. Esperamos em maio oferecer as práticas integrativas como yoga, acupuntura, florais, entre outros. Além dos exercícios, há cursos de artesanatos e manicure, onde o público pode aprender as técnicas e ainda aumentar a renda familiar, então os interessados em ser voluntário ou aluno da nossa academia podem nos procurar para unirmos forças em prol de mais qualidade de vida e bem-estar”, convida Márcia Verônica Ferreira.

No município há 26.533 portadores de Hipertensão Arterial e 8.083 portadores de Diabetes cadastrados no Programa HiperDia da Secretaria de Saúde. Desses, 3.083 fazem uso de insulina.  Para combater esses dados, o município tem reforçado a integração entre as unidades e postos de Saúde com as academias de Saúde. O secretário de Saúde, Silmar Fortes explica que a adoção de hábitos saudáveis com uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas são essenciais para a Saúde do coração.

“Há 143 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família, destas, 12,13% são hipertensas, por conta disso, é importante diagnosticar precocemente e as equipes das unidades fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde, incluindo a integração junto às academias da Saúde que estão promovendo a assistência, através das atividades físicas, aos grupos de hipertensos”, frisa Silmar Fortes.
Programação dos filmes em cartaz