Bom dia!           Quinta 25/04/2024   07:34
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Profissionais da UPA Centro recebem Capacitação para Aplicação de Sorotepia
Profissionais da UPA Centro recebem Capacitação para Aplicação de Sorotepia
Unidade atendeu, em 2017, 29 vitimas de picadas de animais peçonhentos

20/03/2018 - 17:02 - A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, está promovendo a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem para a aplicação de soroterapia, tratamento para vitimas de picadas de animais peçonhentos, como cobras, aranhas e outras espécies. O curso é voltado para os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Centro, local referência da aplicação deste tipo de tratamento. 

Em 2017, a unidade recebeu 29 pacientes e em ​​​​​ 2016, que apresentou 22 casos.
 
“A UPA Centro é a referência da região no atendimento a casos de pacientes vitimas de picadas de animais peçonhentos, então é importante que os profissionais que recebem estas pessoas estejam cada vez mais capacitados. Um conhecimento absoluto sobre a aplicação do tratamento é maior garantia de que o profissional possa reconhecer as circunstâncias sob o qual o paciente está submetido e adotar a melhor administração do medicamento”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

A capacitação começou nesta terça-feira (20.03) e terá continuidade na próxima segunda e terça (26 e 27.03). Na segunda, haverá participação, também, de médicos da unidade e agentes da Vigilância Ambiental. No primeiro dia de curso, 20 profissionais acompanharam as orientações no auditório do Centro de Cultura Raul de Leoni.

“É uma capacitação realizada anualmente, considerando que há mudanças no quadro de funcionários da unidade, entre um ano e outro. Então, nossa ideia é manter a equipe sempre preparada para estes atendimentos”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Alessandra Cardoso.

Para a técnica de enfermagem Karina Candu, esta é a oportunidade para que todos os profissionais que atuam na UPA têm para se capacitar, estando prontos para as demandas.

“É muito importante estarmos preparados, pois não podemos prever o momento em que vai chegar um paciente que necessite desses cuidados. Sendo assim, todos podemos atender, independente se um profissional que já tem as orientações estar no local ou não”, disse Karina.

O atendimento às vitimas de acidentes com animais peçonhentos é realizado na UPA Centro. Caso o morador seja picado por algum animal venenoso, deve procurar imediatamente a unidade de urgência para atendimento e avaliação médica com a terapêutica adequada. 
Programação dos filmes em cartaz