Boa noite!           Domingo 25/08/2019   05:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Projeto “Março na 16” comemora Aniversário de Petrópolis com Diversas Atrações
Projeto “Março na 16” comemora Aniversário de Petrópolis com Diversas Atrações
08/03/2018 - 12:30 - A partir desta semana tem início as ações de comemoração do aniversário de Petrópolis nas Ruas 16 de Março e Alencar Lima.

O projeto denominado “Março na 16” vai reunir música, cultura e gastronomia, nesta grande celebração de 175 anos da cidade imperial. No sábado (10), às 10h e 11h tem início as atividades dos “Contos na 16”, cujas inscrições devem ser realizadas na Livraria Nobel. A ação vai focar em contos da época  da fundação do município e assuntos e curiosidades correlatos em diversos espaços da rua. 

Às 15h, haverá performance teatral: O Império e o 16 de Março, retratado por atores e alunos do curso Nova Geração de Talentos da TM Produtora, que vai trazer para as ruas ícones do império na época em que foi feito o decreto.  D. Pedro II, Teresa Cristina, Paulo Barbosa, Major Júlio Frederico Koeler e o anjo negro Rafael - uma figura importante que não teve destaque nos grandes livros de história e que poucos sabem da sua existência, mas que faz parte, pois era um protetor incansável de D.Pedro II. Todos estarão caracterizados , em uma roteiro envolvente e interagindo com o público que estiver na rua.

Já às 16h, o projeto “16 Musical”, recebe a Banda Marcial Imperial Petropolitana, que comemora 22 anos de existência neste mês e tem sede na antiga Escola Municipal Vila Felipe, hoje denominada Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo, que tem o intuito de inserir na vida dos alunos uma oportunidade de vivenciarem os estudos e os encantos da música em seu universo escolar.

O projeto segue até o dia 31 deste mês com uma série de surpresas que vão atrair petropolitanos e turistas, tais como: Deck Turístico, Degustação Gastronômica, Intervenções Artísticas, Parabéns a Petrópolis, Decoração Temática, Apresentações Folclóricas, projetos sociais, dentre outros.

 Segundo os empresários das Ruas 16 de Março e Alencar Lima, será uma festa que marcará história na cidade, com muita interação e experiência .

A comemoração celebra o dia 16 de Março de 1843, quando o decreto de número 155 foi assinado com o objetivo de arrendar a Fazenda do Córrego Seco ao Major Júlio Frederico Koeler, que iniciou o processo da povoação de Petrópolis. O nome da Rua é uma homenagem a data tão relevante para a nossa história.

Uma ação social será promovida nas lojas participantes do projeto com o objetivo de arrecadar caixas de bombons que serão destinadas a crianças atendidas pela AFIPE e COMAC. O material pode ser entregue em estabelecimentos que estejam identificados com o selo do projeto.

Além disso, terá um concurso nas redes sociais usando a #Marçona 16, onde a legenda mais criativa junto com a foto publicada no perfil do instagram, respondendo a pergunta : ”Se  D. Pedro II fizesse uma comprinha na 16, onde seria?” ,estará concorrendo  a um vale compras no valor de R$ 200,00. Vale ressaltar, que esse concurso será até o dia 30 de março e só é válido para as lojas participantes do projeto "Março na 16", que terá fácil identificação através das placas na faixada de cada loja.

Programação dos filmes em cartaz