Boa noite!           Domingo 28/11/2021   18:25
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura promove ‘Dia D’ contra Febre Amarela
Prefeitura promove ‘Dia D’ contra Febre Amarela
15 unidades de Saúde seguem oferecendo a vacina de 8 às 16h

Proteção contra doença já atinge 82% da população

03/03/2018 - 12:26 - Reforçando as estratégias de imunização contra Febre Amarela, a prefeitura aderiu neste sábado (03.03), a campanha estadual do 'Dia D' de vacinação. 5.100 doses foram distribuídas em 15 unidades de saúde e em ações volantes em áreas rurais e de matas. Petrópolis tem como meta imunizar 100% da população e atualmente é um dos municípios de todo o Estado do Rio com o maior número de pessoas protegidas contra a doença – 82% de imunizados. De março de 2017 a fevereiro de 2018 foram aplicadas 198 mil doses.

O prefeito Bernardo Rossi acompanhou a vacinação nas unidades ao lado do  secretário de Saúde Silmar Forte e do presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Igor. O prefeito explica que as ações aos sábados são importantes principalmente para garantir a proteção de idosos, gestantes e mulheres que amamentam. Devido ao novo protocolo de imunização apresentado pelo Estado, há ainda aproximadamente 5 mil mulheres entre gestantes e que estão amamentando, além de 42 mil idosos que devem ser vacinados no município.

"Nossa cobertura está muito boa pois começamos a campanha ano passado intensificando a vacinação no município, principalmente nas áreas rurais e de matas. Agora que temos um novo protocolo é o momento de idosos e gestantes, que não foram vacinados, se proteger contra a doença. A vacina em Petrópolis garante a proteção para vida toda, não é fracionada e estamos trabalhando para que a população possa se vacinar com tranquilidade", afirma o prefeito Bernardo Rossi.

'Dia D' atraiu idosos para os postos no sábado

O Dia 'D' contou com três Postos de Saúde da Família, oito Unidades Básicas de Saúde, o Hospital Alcides Carneiro, Ambulatório Escola, Sala de Vacinação da Epidemiologia (ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp) e o Centro de Saúde abertos de 8 às 17h. A Secretaria de Saúde também realizou ações volantes nos bairros do Brejal, Secretário, Boa Esperança, Vale das Videiras, Bonfim, Caxambu e Fazenda Inglesa, reforçando o cinturão verde de imunização também realizado pelo município em 2017.

Aproveitando a oferta da vacina no sábado, o aposentado Antonio Carlos Bortolozo, 70 anos, preferiu se vacinar no centro da cidade do que no bairro no Itamarati.

"Eu já estava vindo para o Centro então para mim foi mais prático. No último dia D não consegui vir e é importante a prefeitura oferecer as vacinas aos sábados. Tem muito idoso com medo de tomar a vacina, o mesmo acontece com as da gripe, mas eu sempre falo, a gente tem que ter medo de ficar doente, a vacina protege a gente, então temos que tomar", diz o aposentado.

O aposentado Paulo da Cruz Martins, de 61 anos, morador no bairro Esperança também aproveitou a oferta da vacina no sábado.

"Eu vi a propaganda e vim logo tomar a vacina. Para nós que não temos como vacinar durante a semana foi muito bom ter no sábado, vim sem enfrentar filas, foi tudo muito rápido", disse.

Vacina segue oferecida em 15 unidades de Saúde

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, reforça que o município não deixará de oferecer as vacinas após a campanha do Dia D. As ofertas das doses estão ocorrendo como forma de rotineira diariamente em 15 unidades de Saúde. O novo protocolo de imunização contra a doença que passa a vacinar a população a partir dos 9 meses de vida incluindo idosos, gestantes e mulheres que amamentam. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação e menores de 18 anos a caderneta de vacinação.

"O nosso município segue sem nenhum petropolitano contaminado por Febre Amarela. Queremos manter esses índices. Para isso, a população precisa se vacinar. Há doses o suficiente em estoque para proteger a nossa população. Mas reforçamos que a dose está sendo oferecida diariamente em 15 unidades de saúde, então quem não conseguir participar do dia D, pode se vacinar durante a semana", disse Silmar Fortes.

Confira a lista de contraindicação:

A vacina possui contraindicações absolutas para os menores de nove meses, pacientes com imunossupressão (pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, ou com uso de corticoide, por exemplo), e pessoas soropositivas.

Crianças menores de nove meses de idade;

Pessoas com imunodeficiência primária ou adquirida (HIV Positivo);

Pessoas em tratamento com quimioterapia, radioterapia, corticoides;

Pessoas em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Natalizumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe entre outros terminados com MOMAB, XIMAB, ZUMAB ou UMAB;

Transplantados de órgãos e indivíduos com doença oncológica.

Pessoas que já apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica;

Pessoas com história pregressa de doença de timo (miastenia gravis, timoma), Lúpus, Doença de Addison e Artrite Reumatoide;

Pessoas com doenças hematológicas que cursam com imunodeficiência (aplasia de medula, anemia aplástica).

Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:

*Atendimento de segunda a sexta-feira de 8h às 16h – Com intervalo de 1 hora de almoço

- Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumont, S/Nº

- PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

- PSF São Sebastião - Rua São Sebastião nº 625

- UBS Alto Independência - Rua Ângelo João Brand s/n

- UBS Quitandinha - Rua General Rondon nº 400

- UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco s/n

- Ambulatório Escola – Rua Hívio Naliato nº 169

- UBS Itamarati - Rua Bernardo Proença nº 32

- Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Corrêa, 1.345

- UBS Morin - Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

- UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

- UBS Pedro do Rio - Estrada União e Indústria s/n

- PSF Posse - Estrada União de Indústria nº 33.530

- Coordenação Epidemiologia - Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455.

- UBS Mosela - Rua Mosela nº 744
Programação dos filmes em cartaz