Boa noite!           Terça 07/12/2021   04:16
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Ambulatório do HAC faz mais de 69 Mil Atendimentos em 2017
Ambulatório do HAC faz mais de 69 Mil Atendimentos em 2017
Número foi 6% maior que o Ano Anterior

18/02/2018 - 09:56 - O Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro fez 69,4 mil atendimentos, em 2017, 6% mais que no anterior, que fechou com 65,3 consultas realizadas. O espaço conta com consultórios e salas de atendimento, para as consultas de atenção básica como clínica médica, clínica cirúrgica, pré-natal, ginecologia e pediatria e as consultas de atenção secundária – as consultas especializadas. A média mensal da unidade é de mais de 5,7 mil atendimentos. Só no mês de dezembro, foram mais de 6 mil.

“É um compromisso nosso de cuidar não só da emergência e dos atendimentos de média e alta complexidade, mas também reduzir a espera por exames e consultas médicas. Facilitar o acesso às consultas e exames e agilizar a entrega dos resultados faz agilizar também o diagnóstico e tratamento das doenças”, ressalta o prefeito, Bernardo Rossi, lembrando que reforçou, no início do mês, junto ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, o pedido de envio de recursos federais para manutenção e implantação de serviços da área da Saúde, no município.

“Temos duas situações: manter a estrutura atual funcionando enquanto equalizamos dívidas de gestões passadas e avançar na área de saúde. Para alcançar a segunda meta precisamos de recursos federais. Ao longo de 2017 estivemos várias vezes no Ministério da Saúde e hoje também retornamos para conquistar recursos para programas e para os hospitais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp. Estas verbas são fundamentais para a cidade”, apontou o prefeito Bernardo Rossi.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, disse que a unidade passou a contar, desde o ano passado, com novo sistema de agendamento de consultas de retorno médico. Esta mudança foi fundamental para reduzir a espera para remarcação.

“Acabaram as filas para remarcação. Após a consulta com o médico, o usuário já sai da unidade com a data do retorno agendado. Geralmente, o tempo de remarcação era de dois meses para que a pessoa conseguisse realizar os exames e apresentar o resultado ao médico”, explicou o secretário.

O comerciante Luís Reis foi ao local e teve uma consulta agendada rapidamente com cardiologista. Ele ficou feliz com a recepção do ambulatório. O atendimento está muito bom. Fui muito bem recebido por todos, desde a atendente até o médico. Tudo que se refere à nossa saúde merece muita atenção, e é ótimo saber que há pessoas que se preocupam de verdade em nos atender de forma rápida e eficaz”, disse.

Agendamento de Consultas também é feito pelo 0800

O ambulatório do Hospital Alcides Carneiro oferece 30 especialidades médicas – entre cardiologia, urologia, endocrinologia, entre outras. Para o primeiro atendimento na unidade é preciso ter um encaminhamento fornecido pelo médico no posto de saúde ou unidade básica de saúde. Esse encaminhamento é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde para agendamento junto ao hospital.

Já os atendimentos voltados à atenção básica – clínico geral, ginecologista, pré-natal e pediatria podem ser agendados diretamente no Ambulatório do HAC ou pelo telefone 0800 28 24646.

O coordenador do ambulatório Rene Giardini, explica que o atendimento do 0800 foi dividido, no ano passado, em três dias no mês para que o acesso fosse mais facilitado.

“Antes era um dia só por mês com todas as especialidades, a população reclamava que o telefone ficava congestionado por muito tempo e não conseguia agendar. Agora eles são divididos por dia e especialidade, assim a pessoa pode ligar com mais tranquilidade”, avalia. Atualmente, são atendidas, em média, cerca de 350 ligações por dia.

Para agendar as consultas é necessário que o paciente tenha o cartão do ambulatório que é feito na recepção apresentando os documentos: Carteira de Identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência no próprio nome. Para crianças, são necessários Certidão de Nascimento e cartão do SUS da criança, além da Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável. O cartão é feito de segunda à sexta, de 7 às 18h.

População conta com Extensão da Linha de Ônibus

Desde outubro do ano passado, quem busca atendimento no Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro conta com a extensão da linha de ônibus que atende à unidade, levando mais comodidade aos usuários que buscam atendimento no maior ambulatório do município. A mudança atendeu a pedidos de pacientes e acompanhantes que há anos precisavam subir uma ladeira de cerca de 200 metros.

O trajeto anterior até o ambulatório era considerado por idosos e pessoas com dificuldade de locomoção um verdadeiro transtorno. A linha 606, que sai do Terminal Corrêas até o Hospital Alcides Carneiro, tinha como ponto de destino aos pedestres a entrada do hospital.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que a mudança faz parte de um conjunto de ações integradas, que tem como principal objetivo a assistência da população. “Estamos seguindo a nossa gestão integrada, otimizando nossos recursos, economizando e priorizando a assistência da nossa população. Essa era uma solicitação antiga dos usuários e que conseguimos atender”, disse o secretário.
Programação dos filmes em cartaz