Boa tarde!           Terça 30/11/2021   12:37
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Prefeitura segue oferecendo vacina contra Febre Amarela em 15 Unidades de Saúde
Prefeitura segue oferecendo vacina contra Febre Amarela em 15 Unidades de Saúde
Dia D realizado no último sábado (27) imunizou 4.957 pessoas em 29 pontos de vacinação

29/01/2018 - 17:37 - A intensificação da Campanha de vacinação contra Febre Amarela segue com doses disponibilizadas em 15 unidades de Saúde. A prefeitura participou do ‘Dia D’ no último sábado (27.01) onde foram aplicadas 4.957 doses em 29 pontos de vacinação. O município segue aplicando a dose única, de 0,5 ml, preconizada pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença. A Secretaria de Saúde busca ainda realizar ações de vacinação volante para levar a vacina as áreas rurais, de matas ou de difícil acesso.

“Esse número de pessoas imunizadas reforça que ainda há petropolitano que ainda não se vacinou mesmo a prefeitura oferecendo as doses diariamente em 15 unidades. Temos 60% da população imunizada, mas queremos aumentar essa cobertura. A vacina em Petrópolis garante a proteção para vida toda, não é fracionada e estamos trabalhando para levar as doses às áreas de difícil acesso em novas ações volantes que estão sendo programadas”, explica o prefeito, Bernardo Rossi.

Para se vacinar é preciso ter entre 9 meses a 59 anos, apresentar documento de identidade, no caso de menores de 18 anos levar a caderneta de vacinação e os idosos a liberação médica. A prefeitura espera ampliar a cobertura de vacinados que atualmente é de mais de 198 mil doses aplicadas.

“A população precisa se conscientizar que a única forma de se evitar a doença é se vacinando. Não temos nenhum petropolitano contaminado por Febre Amarela e queremos continuar assim. Para isso, a população precisa se vacinar. Quem não conseguiu participar do dia D, pode se vacinar durante a semana com tranquilidade na unidade mais próxima a sua residência”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes. 

A Vigilância em Saúde recomenda que, caso a pessoa visite alguma área de risco fazendo alguma trilha ou incursão na mata, por exemplo, faça uso de repelentes por até 10 dias após a aplicação da vacina – tempo necessário para a imunização fazer efeito no organismo.

“O nosso público-alvo são crianças a partir de nove meses à adultos com até 59 anos. A imunização é contraindicada para gestantes, pessoas com o sistema imunológico debilitado e pessoas alérgicas à gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico”, frisa Elisabeth Wildberger, diretora da Vigilância em Saúde. 

Centro de Saúde contou com uma Médica orientando os Idosos 

Por ser a maior sala de vacinação do município, o Centro de Saúde Coletiva contou com o apoio de uma geriatra para orientar os idosos que buscaram a imunização contra Febre Amarela no Dia D. Dos 150 atendimentos realizados pela médica Rita Ravaglia, apenas 10 idosos foram liberados para vacinar. A especialista reforça que o ideal é que aqueles que estão acima dos 60 anos evitem viajar para área de risco de contágio da doença.

“Os liberados para tomar a vacina só tomaram por não terem nenhuma doença preexistente e por irem viajar para áreas de circulação do vírus. A recomendação para os idosos não liberados para se vacinar é que evitem as áreas de mata fechada neste período ou evitem viajar para regiões com circulação confirmada do vírus. Essa doença é típica no verão em Petrópolis não temos casos em moradores então é importante que eles não se exponham ao risco já que a vacina apresenta o vírus atenuado, ou seja, a pessoa que tomar pode desenvolver os sintomas da doença que para o idoso é mais agravado por ter um sistema imunológico mais lento”, orienta.

A vacina segue sendo disponibilizada diariamente em 15 unidades de Saúde de 8 as 16h.

Lista dos Postos de Saúde e demais Locais de Vacinação:

*Atendimento de segunda a sexta-feira de 8h às 16h – Com intervalo de 1 hora de almoço

- Centro de Saúde Coletiva - Rua Santos Dumont, S/Nº

- PSF Alto da Serra - Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

- PSF São Sebastião - Rua São Sebastião nº 625

- UBS Alto Independência - Rua Ângelo João Brand s/n

- UBS Quitandinha - Rua General Rondon nº 400

- UBS Retiro - Av. Barão do Rio Branco s/n

- Ambulatório Escola –  Rua Hívio Naliato nº 169

- UBS Itamarati - Rua Bernardo Proença nº 32

- Hospital Alcides Carneiro - Rua Vigário Corrêa, 1.345

- UBS Morin - Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

- UBS Itaipava - Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

- UBS Pedro do Rio - Estrada União e Indústria s/n

- PSF Posse - Estrada União de Indústria nº 33.530

- Coordenação Epidemiologia - Hospital Municipal Nelson de Sá Earp - Rua Paulino Afonso, 455.

- UBS Mosela - Rua Mosela nº 744
Programação dos filmes em cartaz