Boa tarde!           Quinta 13/12/2018   16:23
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Espaço do Artesão > Governo do Estado e Grupo Cataratas ampliam Parceria em Prol do Artesanato
Governo do Estado e Grupo Cataratas ampliam Parceria em Prol do Artesanato
A loja funcionará até o dia 18 de fevereiro, durante o “Verão no RioZoo”

11/01/2018 - 17:31 - Após ter inaugurado locais de comercialização nas lojas da Paineiras-Corcovado e do AquaRio, os artesãos fluminenses ganharam um espaço no RioZoo. A Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio, através Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro lançou nessa quarta-feira (10) mais um espaço para a venda e exposição do artesanato do estado do Rio. O local destinado é fruto de mais uma parceria com o Grupo Cataratas, que têm a concessão destes pontos turísticos.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix fomentar o setor turístico é uma das melhores maneiras de alavancar a economia do estado.

- O grupo Cataratas é referência para o turismo brasileiro. O RioZoo estava fechado, e a instituição está  voltando a valorizar essa atração tão importante para o Rio. O turismo é uma das soluções para tirar o estado da crise que estamos enfrentando. E em paralelo, entendendo o artesanato como um produto do setor turístico, estamos geramos não apenas renda, mas trabalho para esses profissionais. Vamos fazer do artesanato fluminense referência em todo Brasil.

O Programa de Artesanato Estadual está na Setur-RJ desde julho de 2016. Desde então já cadastrou mais de 10 mil profissionais de 40 municípios. Segundo a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora da ação, Nea Mariozz, no espaço haverá representação de todas as cidades inscritas.

- Iremos atender todo o Estado e nossa meta é inscrever mais de 20 mil artesãos. Nossa missão é realizar ações como a de hoje, gerar visibilidade e frentes de comércio para os artífices. No zoológico conseguimos atender e trazer pelo menos uma representação de cada município cadastrado. São mais de 400 peças de todas as cidades já atendidas pelo Programa – explicou Nea.

A exposição acontecerá durante o “Verão no RioZoo” até o dia 18 de fevereiro, quando o ponto turístico passará por reformas. Durante a abertura da loja a Analista Comercial do Grupo Cataratas, Ana Luiza Browne, explicou que com a restruturação do zoológico será construída a loja oficial do RioZoo e já deixou garantido um espaço para os artesão fluminenses.

Entre os profissionais selecionados para expor seu trabalho estava Ana Santos, de Nova Iguaçu. A artesã faz um trabalho com reaproveitamento de materiais, como garrafas de vidro e pet, papelão, cápsulas de café e retalhos de fábrica.

- Trabalho com a atividade há três anos e desde sempre percebi a grande dificuldade que temos em expor e comercializar suas peças. Esse trabalho que o Governo está realizando vai além de apenas nos dar o espaço, é uma maneira de mobilizar toda uma classe para melhorar a qualidade de seus produtos e entender a importância dos artesãos trabalharem juntos. Através do Programa troco informações e experiências com profissionais de outros municípios, como faço com a minha amiga de São Gonçalo, Maria do Carmo, que também está expondo aqui – contou Ana.
Spa Serra Morena