Bom dia!           Terça 30/11/2021   11:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Secretaria de Saúde incentiva Vacinação de Adolescentes durante as Férias
Secretaria de Saúde incentiva Vacinação de Adolescentes durante as Férias
Atualização da caderneta de vacinação é preconizada pelo Ministério da Saúde

28/12/2017 - 15:59 - Intensificando a estratégia de atualização da caderneta de vacinação do adolescente, a Secretaria de Saúde está mobilizando os pais para aproveitarem o período de férias para levar os filhos para tomar as doses. São seis vacinas que compõem o esquema vacinal para meninos e meninas de 09 a 14 anos, que estão disponíveis em 15 unidades de saúde.

Os adolescentes deverão comparecer às unidades levando sua caderneta ou comprovante de vacinação para avaliação e, no caso de haver alguma dose em aberto, ela será aplicada. A ação tem como objetivo proteger o adolescente e o pré-adolescente precocemente contra doenças evitáveis a que ele possa estar sujeito até a vida adulta.

A imunização contra o HPV pode ajudar na prevenção ao câncer do colo de útero, pênis, ânus e garganta. Atualmente há 2.009 meninas e 711 meninos protegidos contra o vírus no município, mas a estimativa é que 18 mil sejam vacinados.

“Estávamos com apenas 735 meninas imunizadas, agora são 2.009. Isso mostra que a nossa campanha nas escolas e nas unidades de Saúde estão surtindo efeito. Mas ainda precisamos aumentar o número de meninos vacinados que ainda está abaixo do esperado, por conta disso, é importante que os pais levem seus filhos para vacinar durante as férias, período mais tranquilo, mas na volta às aulas iremos intensificar a campanha junto aos professores e diretores para que possamos proteger os adolescentes na fase adulta”, alerta o prefeito Bernardo Rossi.

A análise da caderneta de vacinação é importante porque o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações este ano, com a inclusão das vacinas HPV Quadrivalente para meninos de 11 a 14 anos e da vacina Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos.

“Seguindo o protocolo de imunização da Secretaria de Saúde do Estado, estamos dando ênfase à vacina da Meningocócica C e a do HPV, mas sem esquecer da febre amarela que temos um cronograma para imunizar toda a população do município. Vale ressaltar que os pais precisam ficar atentos à caderneta para verificar a aplicação da segunda e até terceira dose de algumas vacinas para garantir a imunização”, orienta o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Os adolescentes também poderão se vacinar contra hepatite B, dupla adulto (evita difteria e tétano), tríplice viral SCR – Protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

“Algumas dessas doses são aplicadas ainda na infância, mas há adolescentes que não tomaram ou que estão com o esquema vacinal incompleto, por conta disso está acontecendo essa intensificação da atualização da caderneta do adolescente”, explica a coordenadora da Epidemiologia, Alessandra Cardoso.

Sobre a campanha contra o HPV: A campanha contra o HPV foi adotada em todo o Estado do Rio de Janeiro pelo SUS, e posteriormente por outros estados e pelo Ministério da Saúde, após a publicação da lei 6.060/11 de autoria então deputado estadual, hoje prefeito, Bernardo Rossi. A vacina segue disponível em 15 unidades de saúde diariamente de  9 às 17h - com intervalo de 1h de almoço.

Lista dos postos de Saúde e demais locais de vacinação:

*Atendimento de 9h às 17h – Com intervalo de 1 hora de almoço 

Instituto da Mulher (antigo Centro de Saúde)
Rua Santos Dumont, S/Nº

PSF Alto da Serra
Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

PSF São Sebastião
Rua São Sebastião nº 625

UBS Alto Independência
Rua Ângelo João Brand s/n

UBS Quitandinha
Rua General Rondon nº 400

UBS Retiro
Av. Barão do Rio Branco s/n 

Ambulatório Escola
Rua Bernardo Proença nº 32

UBS Itamarati
Rua HívioNaliato nº 169 

Hospital Alcides Carneiro
Rua Vigário Corrêa, 1.345

UBS Morin
Rua Pedro Ivo, n.º 81 – Morin

UBS Itaipava
Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

UBS Pedro do Rio
Estrada União e Indústria s/n

PSF Posse
Estrada União de Indústria nº 33.530

Coordenação Epidemiologia - Hospital Municipal Nelson de Sá Earp 
Rua Paulino Afonso, 455.

UBS Mosela
Rua Mosela nº 744 
Programação dos filmes em cartaz