Boa tarde!           Terça 30/11/2021   13:10
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Secretaria de Saúde abre sala de Vacina na UBS da Mosela
Secretaria de Saúde abre sala de Vacina na UBS da Mosela
Unidade atenderá a população diariamente de 8h30 às 16h

22/11/2017 - 17:47 - A prefeitura reabriu a sala de vacina da Unidade Básica de Saúde da Mosela. Agora, crianças, adolescentes, adultos e idosos que antes precisavam se deslocar para o Centro de Saúde e Epidemiologia para serem atendidos, poderão ser imunizados na unidade a partir das 8h30 até às 16h de segunda a sexta-feira.  Todas as vacinas pertencentes ao calendário vacinal do Ministério da Saúde incluindo a de febre amarela já estão disponíveis na UBS. Com isso, cerca de 9 mil moradores cadastrados na UBS deverão ser beneficiados.

A Secretaria de Saúde reformulou o fluxo de atendimento e direcionou uma geladeira para a unidade trazendo mais comodidade e conforto na sala de vacina da unidade, que será referência para os usuários dos Postos de Saúde da Família localizados nos bairros: Fazenda Inglesa, Moinho Preto, Pedras Brancas e Bataillard.

A superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck reitera que a atual gestão além de atender à solicitação dos moradores da Mosela também buscou desafogar as salas de vacina do Centro de Saúde e Epidemiologia.

“Assumimos a gestão com a sala fechada. Realizamos uma pesquisa junto aos funcionários que relataram as queixas dos moradores, então reativamos a sala de vacina de uma das maiores UBS do município e que servirá de referência para os bairros mais próximos”, afirma.

A mudança atendeu as expectativas da educadora Rita de Cássia Damas, mãe do pequeno Enzo de 10 meses e que utilizava a sala de vacina do Centro de Saúde para imunizar o filho.

“Com certeza essa mudança vai ser para melhor. Eu mesma sou moradora do bairro e tinha que ir até o Centro de Saúde para aplicar a vacina. Agora eu posso vir à pediatra e atualizar o calendário de vacina dele mais próximo a minha casa”, disse.

A equipe técnica da sala de enfermagem recebeu treinamento da Coordenação de Epidemiologia por três meses para que o espaço fosse reaberto. A técnica de enfermagem, Amanda dos Santos Braga explica que há menos de 1 mês já vinha aplicando algumas doses em pessoas que buscavam atendimento na UBS.

“Recebemos o treinamento e assim que as doses chegaram já fomos avisando aos nossos usuários. Hoje estamos com o quadro completo de vacinas e as pessoas já podem vir até a unidade para atualizar a caderneta, lembrando que é importante apresentar o documento de identidade”, explica.

Multivacinação para atualização da Caderneta da criança e do adolescente

A Unidade Básica de Saúde da Mosela está aplicando as doses da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. São 12 vacinas disponíveis para crianças de 0 a 9 anos, entre elas - BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B. Adolescentes de 10 a 14 anos poderão ser imunizados com 7 vacinas -  HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. Os pais ou responsáveis deverão comparecer às unidades levando documento de identidade, a caderneta ou comprovante de vacinação da criança ou do adolescente para avaliação e, no caso de haver alguma dose em aberto, ela será aplicada.
 
“A análise da caderneta de vacinação é importante porque o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações este ano, com a inclusão das vacinas HPV Quadrivalente para meninos de 11 a 14 anos e da vacina Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos. Os adolescentes também poderão se vacinar contra hepatite B, dupla adulto (evita difteria e tétano), tríplice viral SCR – Protege contra sarampo, caxumba e rubéola”, orienta a superintendente de Atenção à Saúde, Fabíola Heck. 
Programação dos filmes em cartaz