Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   15:14
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Programa Rio Limpo remove mais de Mil Toneladas de Sedimentos
Programa Rio Limpo remove mais de Mil Toneladas de Sedimentos
Dragagem foi iniciada pelo Rio Piabanha e faz parte das ações do Plano Verão
 
22/11/2017 - 15:54 - Mais de  mil toneladas de sedimentos foram removidas do Rio Piabanha em 10 dias de trabalho do programa Rio Limpo. Iniciativa da prefeitura dentro do Plano Verão, a dragagem dos principais rios de Petrópolis é realizada pela Secretaria de Obras com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, da Comdep e da Águas do Imperador. O serviço foi autorizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e ocorre com auxílio de retroescavadeiras e caminhões, que fazem a retirada de areia e lixo verde.

“Estamos atuando em prevenção no âmbito da Defesa Civil, mas também na limpeza dos rios e de bueiros para conter os alagamentos que são frequentes no Verão. Também atuamos em parceria com a Enel para tornar a fiação subterrânea em cinco pontos mais atingidos por falta de energia elétrica neste período chuvoso. São várias frentes para minimizar os impactos das chuvas”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.

Estes materiais são levados de forma natural pela correnteza ou pelo vento e acabam acumulados em vários pontos dos rios. Dessa forma, acabam atrapalhando o curso da água. Em dias de chuvas, ocasiona transbordamentos e alagamentos nas ruas próximas. Por isso, o programa Rio Limpo foi iniciado próximo Palácio de Cristal, mas já está avançando em direção à Cervejaria Bohemia.

“A dragagem é um serviço essencial para o nosso município, que sofre com as chuvas de verão. Foi uma determinação do prefeito que nós realizássemos a limpeza dos rios e o Inea entendeu a necessidade de Petrópolis e autorizou o trabalho. A prefeitura tem realizado diversas ações para diminuir o impacto do período chuvoso, tanto no sentido de prevenção, como é o programa Rio Limpo, quanto para resposta em caso de necessidade”, destaca o secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, que tem coordenado pessoalmente a limpeza dos rios.

O Plano Verão prevê atividades preventivas e de resposta em cinco áreas diferentes: deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio. A intenção é mitigar os efeitos da chuva e otimizar o atendimento em caso de ocorrências. A Defesa Civil toma a dianteira e coordena os trabalhos das demais secretarias municipais, bombeiros, PM, órgãos ambientais e concessionárias que atendem o município.

Dentre as ações já realizadas estão o Ecadec – um exercício de simulação sobre formas de atuação em cenários como chuvas intensas seguidas por inundações e deslizamentos de terras, por exemplo –, realizado em agosto; o projeto “Defesa Civil na sua casa”, com orientações sobre o que fazer em período de chuva; a desobstrução de bueiros e do túnel extravasor; testes das sirenes de Alerta e Alarme; o enterramento da rede de alta tensão de distribuição de energia; entre outros pontos.

Além do Piabanha, a Dragagem também vai ocorrer nos rios Palatinato e Quitandinha.

A limpeza dos rios já vem sendo feito desde o início do ano pela Comdep, mas de forma manual, com uma equipe deslocada para fazer a remoção de lixo verde do leito de rios, córregos e lagos. O trabalho já aconteceu em locais como Alto da Serra, Cascatinha, Esperança, Independência, Morin, Quarteirão Brasileiro, Quitandinha, Retiro e Centro. Em outubro, por exemplo, o túnel extravasor da Rua Souza Franco teve lixo removido do curso da água.
Programação dos filmes em cartaz