Boa tarde!           Terça 30/11/2021   12:26
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Novembro Azul serve de alerta para os Cuidados com a Saúde do Homem
Novembro Azul serve de alerta para os Cuidados com a Saúde do Homem
Campanha tem foco no Câncer de Próstata, mas dentista destaca a importância de manter também a boca saudável.
 
07/11/2017 - 19:11 - A campanha Novembro Azul, que alerta para a importância da prevenção contra o câncer de próstata, pode ser também um incentivo para que os homens cuidem mais da saúde de maneira geral. No consultório odontológico do Instituto Rio, em Petrópolis, por exemplo, eles representam apenas 30% dos pacientes atendidos.
 
Para o cirurgião dentista Márcio Marques, a estatística mostra que a parcela masculina da população ainda se preocupa menos do que deveria com a saúde. As consultas regulares ao dentista ajudam a prevenir e a diagnosticar precocemente doenças graves, como o câncer de boca.
 
“Alguns casos são assintomáticos, ou seja, evoluem sem apresentar sintomas. Mas o problema pode ser percebido pelo especialista”, explica o dentista, que é especialista em implantodontia osseointegrada.
 
O hábito de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas estão entre os principais fatores de risco para o surgimento do câncer de boca. Próteses mal adaptadas e dentes quebrados também podem contribuir para o surgimento da doença, já que o atrito pode levar a lesões.
 
“O processo facilita o desenvolvimento de tumores, especialmente os carcinomas, que têm origem nos tecidos epiteliais”, esclarece Márcio Marques, acrescentando que as lesões identificadas e tratadas previamente têm poucas chances de evoluírem para a malignidade. O ideal é que as consultas preventivas ao dentista aconteçam, em média, de seis em seis meses.
 
O tratamento do câncer de boca envolve os dois especialistas: o dentista e o oncologista. A maioria dos casos exige a cirurgia para a retirada do tumor, seguida de quimioterapia ou radioterapia.
 
A clínica multidisciplinar Instituto Rio, onde o tratamento é oferecido, fica na Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro. A clínica também tem sede no município de Cabo Frio, na Av. Teixeira e Souza, nº 2.277, sobreloja, no Braga. Outras informações pelo telefone: (24) 2231-0305.
Programação dos filmes em cartaz