Bom dia!           Segunda 21/09/2020   06:04
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Ecoponto de Coleta Seletiva é montado no Parque Municipal
Ecoponto de Coleta Seletiva é montado no Parque Municipal
Espaço vai receber resíduos recicláveis que podem ser convertidos em descontos na conta de luz
 
01/11/2017 - 13:15 - A preparação do ecoponto – uma parceria da prefeitura com a Enel - que vai funcionar no Parque Municipal de Itaipava está sendo finalizada. A identidade visual do contêiner foi concluída e agora resta apenas a instalação elétrica. A Comdep também vai fazer o plantio de mais mudas e outras melhorias de jardinagem no entorno do ecoponto. A partir da inauguração, todos as pessoas vão poder levar os resíduos recicláveis para obter descontos na conta de luz.

O contêiner tem cerca de 2,5 metros de largura e oito metros de comprimento. Ele foi trazido para o Parque pela concessionária de distribuição de energia, a Enel, que também é responsável pelo maquinário utilizado (computador, balança para pesagem do material). Os funcionários da Comdep farão o cálculo do desconto e farão os novos cadastros de pessoas interessadas em participar da coleta seletiva.

“Esse será o ecoponto da cidade, que já tem um na Mosela. É um projeto que funciona muito bem que agora vai dar a chance para a população mais distante do primeiro distrito também participar”, destaca o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Atualmente, são 709 pessoas que fazer a coleta seletiva e conseguem descontos na conta de luz. Apenas em 2017, são 164 adesões. Quase 50 toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas até setembro.

Funcionário de uma lavanderia próximo ao Parque Municipal, Vinícius Damasio já trabalhou vendendo ferro velho para uma empresa que fazia reciclagem desse material em Teresópolis. Por isso, reconhece a importância de fazer a coleta seletiva. Morador da Posse, ele gostou de saber que vai poder reduzir a conta de luz fazendo a coleta seletiva e vai incentivar os colegas e o patrão a aderirem o programa.

“Achei boa a ideia, com certeza vou participar. Ajudar o meio ambiente é importante, dando desconto na conta de luz é melhor ainda. Vou levar a ideia para o meu trabalho, o pessoal lá vai gostar da ideia. A loja costuma ter muito papelão e plástico que depois é jogado fora”, disse.

 Para participar, basta que levar uma conta de luz na primeira vez em que levar os recicláveis ao ecoponto. Com ela, é possível descobrir o número do cliente e fazer o cadastro. Depois disso, cada vez que levar os materiais, é só levar o cartão que será entregue após o cadastro. A pesagem dos resíduos é feita na hora e o desconto vai aparecer na próxima fatura.

É possível abater a conta de luz levando materiais como papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante; embalagens tipo longa vida; embalagens de vidro (garrafas de cerveja, refrigerantes, copos, vidro de café solúvel, aguardente etc); ferros em geral; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos etc). O único cuidado necessário é levar os resíduos limpos – caso contrário, eles podem ser contaminados e acabar não sendo reciclados.
Programação dos filmes em cartaz