Bom dia!           Quarta 24/04/2024   06:29
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > CTO Petrópolis registra 252 Pacientes do SUS com Câncer de Próstata até Setembro de 2017
CTO Petrópolis registra 252 Pacientes do SUS com Câncer de Próstata até Setembro de 2017
Quanto mais avançado é o tumor, mais ocorrem mutações, e maior é a agressividade.
 
31/10/2017 - 15:32 - Novembro é o mês de conscientização sobre o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens: o câncer de próstata. E por isso, a Campanha tem a cor azul. O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.
 
O CTO – Centro de Terapia Oncológica registrou em 2016, 459 pacientes do SUS em Petrópolis, sendo destes, 105 moradores de outras cidades. Em 2017, até setembro, os números chegaram a 252 casos em Petrópolis, sendo destes, 49 não são moradores de Petrópolis.
 
A próstata é um órgão pequeno, uma glândula que só o homem possui, que fica localizada na parte baixa do abdômen e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberados durante o ato sexual.

Os tumores de próstata, podem crescer de forma rápida e espalham-se para os outros órgãos, o que pode levar o paciente à morte, porém, a grande maioria, cresce de forma tão lenta, podendo levar 15 anos para atingir um 1cm³ e por isso, não há sinais durante a vida.
 
Os sintomas podem não ser relevantes na fase inicial da doença, mas o paciente pode apresentar sintomas relacionados a outra doença comum que acompanha o envelhecimento do homem e por isso, o que dificulta diagnóstico da doença, por isso, o diagnostico precoce é fundamental no controle e na cura do câncer de próstata.
 
Homens acima de 50 anos devem fazer anualmente o exame de toque retal e o exame de sangue que verifica no organismo, a quantidade de antígeno prostático específico (PSA). Pacientes considerados de alto risco, que são os que tem casos de câncer de próstata na família, devem realizar o primeiro exame ainda aos 40 anos de idade.
 
Ter um fator de risco, não significa que você vi desenvolver a doença. Fatores como idade, raça e histórico familiar, não podem ser controlados, mas há fatores de risco que podem ser evitados, como: fumar, excesso de peso etc, fundamentais para evitar o câncer de próstata.
Programação dos filmes em cartaz