Bom dia!           Segunda 21/09/2020   07:05
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Tarde Ecológica no Parque tem participação de 45 Crianças
Tarde Ecológica no Parque tem participação de 45 Crianças
Evento foi realizado nesse domingo (22.10) pela Comdep e Secretaria de Meio Ambiente em Itaipava
 
23/10/2017 - 16:00 - A “Tarde Ecológica no Parque Municipal” atraiu 45 crianças para participar de várias ações de conscientização sobre educação ambiental. O evento foi realizado nesse domingo (22.10), na Academia da Saúde do Parque de Itaipava e contou com apresentação de vídeos, teatro, contação de histórias, oficinas de origami e reaproveitamento de alimentos. A Comdep, que promoveu a atividade com a Secretaria de Meio Ambiente, já planeja repetir em novas datas.

O técnico em mecânica, Fabrício Kreischer, estava no Parque Municipal com a filha Isabela e o sobrinho Nathan. Ele aproveitou para participar da Tarde Ecológica. “Achei legal o incentivo a cuidar do meio ambiente. É bom conscientizar desde pequeno, nós vamos ver as boas consequências no futuro”, afirma.

Os pequenos puderam ver um vídeo da Turma da Mônica sobre preservação ambiental, produzir brinquedos com materiais reaproveitados, entre outras atividades. “Gostei do vídeo porque estava dizendo algo importante”, afirmou Isabela, de nove anos.

Um grupo de origami e o teatro infantil “O planeta e suas histórias” também foram atrações para a criançada. “Participação foi ótima, tinha bastante gente. O que a gente vê é que eles têm muito interesse em participar e não desistem mesmo quando têm alguma dificuldade para conseguir fazer a dobradura, além dos pais incentivarem”, contou a coordenadora do grupo Dobraduras da Serra, ShiguecoItidaToriy.

“É um trabalho de formiguinha, de acreditar que essas crianças vão crescer e vão mudar o mudar o mundo. É importante estar aqui nesse dia porque a gente tem mais condições de mudar a cabeça quando eles são pequenos”, ressaltou a autora da apresentação teatral, Valéria Wanderley.

Para os adultos foi oferecida uma oficina de reaproveitamento de alimentos. A gestora ambiental, Monik Cornelsen, que também trabalha na área de educação ambiental da Comdep, apresentou receitas que podem ser feitas com partes de frutas e vegetais que geralmente são descartados. Ele ofereceu um bolo que utilizou cascas de banana.

“A ideia é mostrar que como as pessoas podem fazer render alimentos que muitas vezes vão ser jogados fora por ser sobra. Ou como usar as cascas, que tem muitos nutrientes e tudo de bom para o nosso organismo e que podem virar bolos ou sucos, mas que acabam no lixo. Dessa forma, podemos fazer uma cozinha mais saudável, que ainda mais importante hoje em dia, em que as crianças acabam comendo mal”, explicou.

A Comdep desenvolve o Programa Educacional de Consciência Ambiental, com diversas ações para levar a mensagem da preservação do meio ambiente a diversos públicos. Por isso, já houve participação nos principais eventos da cidade para divulgar a coleta seletiva e a reciclagem. A Tarde Ecológica foi mais um passo dentro do programa.

“O evento teve boa receptividade, todos gostaram muito dessa iniciativa. Vamos continuar a fazer ações desse tipo e planejar mais atividades. As crianças interagem bastante e sabem muito mais do que pensamos”, avalia a coordenadora de educação ambiental da Comdep, Jussara GattJusten.
Programação dos filmes em cartaz