Boa tarde!           Sábado 15/08/2020   16:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Bandas Marciais > 9ᴼ Festival de Bandas Marciais reúne mais de 600 estudante e emociona o público
9ᴼ Festival de Bandas Marciais reúne mais de 600 estudante e emociona o público
23/10/2017 - 12:08 - Realizado no sábado (21.10), evento contou com 13 bandas tocando Tradição na Cidade Imperial, o Festival de Bandas Marciais agitou o público presente em sua 9º edição, que foi realizada em frente à Câmara dos Vereadores, no último sábado (21.10). O Festival ganhou destaque neste ano graças à criação do Circuito de Bandas Marciais, iniciativa da Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), em parceria com a Associação Petropolitana de Bandas (Apeban). Marcaram presença aproximadamente 600 estudantes, que animaram e emocionaram o público presente.

“Muita alegria estar aqui hoje, abrindo a 9ª edição do Festival de Bandas Marciais. Neste ano, o clima de comemoração é ainda maior, porque acontece durante o Circuito de Bandas Marciais. A nossa missão é valorizar a música e todas as suas vertentes. Queremos também as bandas marciais no Natal Imperial e, para o próximo ano, nossa intenção é só aumentar a agenda de apresentações”, destaca o diretor-presidente do IMCE, Leonardo Randolfo. 

O Festival de Bandas Marciais foi criado em 2009 pelo prefeito Bernardo Rossi, na época presidente da Câmara dos Vereadores, e vem crescendo a cada edição. Neste ano, o evento contou com a presença de 13 bandas, 11 filiadas à Apeban e duas convidadas. Das 11, oito são da rede pública municipal, duas de escolas estaduais e uma da rede particular. Duas outras bandas também estavam previstas para participar do Festival, mas não puderam  comparecer.

O presidente da Apeban. Luiz Cláudio Lima, classifica como emocionante a particiapção no evento. “Está tudo muito lindo e os componentes das bandas estão muito felizes por todo o destaque que estão recebendo neste ano. Além disso, a parceria com a secretaria de Educação, que viabilizou o transporte, foi fundamental para a realização do Festival”, declara Luiz Cláudio Lima, presidente da Apeban. 

Os pais dos alunos aprovam a iniciativa. “É emocionante demais, pois todos tocam muito bem e melhoram a cada apresentação. O Circuito de Bandas ajudou muito, porque eles precisam se dedicar mais. O projeto está sendo muito bacana”, disse Cátia de Oliveira Silva, mãe de uma aluna de 13 anos da Escola Municipal Odette Fonseca.  

Compartilha de opinião parecida a técnica de enfermagem Cátia Helena Alves. “Minha filha tem 11 anos e adora. Eu fico muito orgulhosa e emocionada de ver a melhora dela. O comportamento dela mudou muito, e está gostando demais de aprender a lira. É a segunda vez que ela participa do Festival, e é uma honra vê-la tocando aqui pela primeira vez”. No ano passado, devido à chuva, a apresentação aconteceu no Liceu Municipal Cordolino Ambrósio. 

“Ficamos sabendo do Festival pela internet, e como estaríamos na cidade, resolvemos vir. Nosso filho, de 5 anos, adorou os brinquedos, e está se divertindo muito. Eu e meu marido estamos gostando muito também, as bandas tocam muito bem! Parece uma iniciativa muito legal da cidade”, falou a pesquisadora Adriana Prado, moradora de Niterói.

O evento contou também com apresentação do músico Joãozinho do Cavaco, e, ao longo de todo o sábado, tinha disponível área de alimentação e recreação infantil. Após o Festival, continua a programação do Circuito de Bandas Marciais.

Programação do Circuito Imperial de Bandas:

29/10, Domingo:

11h – CEU da Posse - Banda Marcial Frei Aniceto
11h – Praça da Liberdade - Banda Marcial Nilton Rocha 

04/11, Sábado:

16h – Pedro do Rio - Banda Marcial José Bonifácio 

12/11, Domingo:

11h – Praça de Corrêas - Banda Marcial Cavaleiros do Império 

25/11, Sábado:

11h – Praça de Nogueira - Banda Marcial Wolney Aguiar
Programação dos filmes em cartaz