Boa tarde!           Domingo 27/09/2020   14:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Operação da Prefeitura resgata Dois Cavalos no Retiro
Operação da Prefeitura resgata Dois Cavalos no Retiro
Animais foram encaminhados para o curral público da Guarda Civil em Itaipava
 
23/10/2017 - 16:32 - Uma operação organizada pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), em conjunto com agentes da Secretarias de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), da Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Guarda Civil resgatou dois cavalos abandonados na Rua Dr. Hermogênio Silva, no Retiro, na tarde de segunda-feira (23.10). Os animais foram encaminhados para o curral público de apreensão de animais de grande porte da Guarda Municipal, que fica em Itaipava.

O secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi foi quem flagrou os animais nas ruas e acionou os demais órgãos.

“A nossa principal preocupação foi garantir a segurança, tanto dos motoristas que trafegavam pelo local, quanto dos próprios animais. A presença deles ali poderia causar em acidente. Mas com um trabalho em conjunto dos órgãos da prefeitura, conseguimos fazer o resgate dos animais rapidamente”, disse Djalma.

Elisabete Amorim, coordenadora do Bem-estar Animal da prefeitura, afirma que os animais serão avaliados pelo veterinário da Secretaria de Meio Ambiente e que passarão por exames para saber o estado de saúde de cada um. 

“Primeiro os cavalos passam por exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e de Mormo. O resultado sendo negativo, acontece a microchipagem desses animais, dando entrada oficial no curral. No futuro, quando forem adotados, podemos acionar o dono caso aconteça o abandono”, explica Elisabete.

Em julho deste ano, o curral de Itaipava passou por melhorias, como o corte da gramado, a limpeza das baias e a renovação do estoque de alimentos e medicamentos. Estão previstas a troca dos postes de iluminação e a reforma do alojamento dos funcionários do local. O espaço atende, neste momento, cinco cavalos.

“Além disso, já realizamos a compra de 200 microchips para identificação dos animais que ficarem abrigados no Curral. Todas as melhorias são pensadas no bem-estar do animal que chega ao local. Estamos trabalhando com todo o carinho para oferecer a melhor estrutura possível”, disse a coordenadora da Cobea.
Programação dos filmes em cartaz