Boa noite!           Terça 07/12/2021   04:22
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Crianças recebem 112 óculos de grau em ação promovida pela Prefeitura e pelo Festival Imperial de Cinema
Crianças recebem 112 óculos de grau em ação promovida pela Prefeitura e pelo Festival Imperial de Cinema
Ação social terá continuidade ao longo do semestre com previsão de entrega de 500 óculos

21/10/2017 - 12:22 - “Eu estou muito feliz e prometo que vou usar os óculos todos os dias na escola. Vou mostrar para todos os meus amiguinhos o meu óculos roxo, esse é o mais bonito!”, comemora a pequena Lavínia, 7 anos. Moradora do Siméria,  a pequena é uma das 112 crianças da rede pública de ensino que receberam gratuitamente, neste sábado (21.10), óculos de grau na conclusão da primeira fase do projeto “Visão do Futuro” e, sessão de cinema realizada no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Com olhares atentos e curiosos, as crianças aguardavam a entregas dos óculos que foi proporcionada por meio de uma ação social II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis em parceria com a prefeitura.  Após a entrega, foi exibido o filme “As Aventuras de Colombo” unindo a cultura ao bem-estar das crianças que puderam enxergar com plenitude cada detalhe da animação.

“É uma grande emoção e o sentimento de dever cumprindo. Hoje termos tantas crianças aqui assistindo a esse filme, apreciando cada detalhe graças ao óculos. Hoje sabemos que essa criança terá um rendimento escolar melhor e terão um futuro de aprendizado de qualidade”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

O município está em busca de zerar a demanda por óculos de grau entre os alunos da rede pública de ensino. E já iniciou o processo em parceira com a Carl Zeiss e a Óticas da Carol na doação das lentes e armações e da Secretaria de Saúde viabilizando as consultas oftalmológicas gradativamente na Clínica Santa Júlia, conveniada ao SUS, a expectativa é que 500 crianças sejam contempladas na nova fase do projeto “Visão do Futuro” já no próximo semestre.

O secretário de Saúde Silmar Fortes explica que inicialmente o projeto do Festival Imperial de Cinema contemplava 200 crianças, mas das 1.720 avaliadas nas escolas, apenas 112 precisaram dos óculos de grau. Silmar Fortes relembra que durante o processo 60 professores da rede púbica foram capacitados para realizar o exame de acuidade visual e 261 consultas oftalmológicas foram disponibilizadas – 115 na Clínica Santa Júlia e 146 na Oftalmo Clínica de Petrópolis.

“Temos o programa em conjunto com a Educação que é o Saúde na Escola e vamos dar continuidade nas seleções dos alunos e encaminhamentos para a Santa Júlia, agora será de fundamental ajuda a integração com a Assistência Social no acompanhamento das crianças e das famílias para que elas mantenham o uso dos óculos diariamente”, avalia Silmar Fortes.

A 2º Fase do projeto “Visão do Futuro”

Encerrando a primeira fase do projeto ‘Visão do Futuro’, o município começa a se estruturar para as próximas etapas. O Programa Saúde na Escola (PSE) irá realizar um levantamento sobre o número de estudantes, dentro dos 10 mil que serão assistidos pelo programa, que têm dificuldades para enxergar.  A meta é que esses alunos sejam encaminhados gradativamente até a Clínica Santa Julia, conveniada ao SUS, para realizar as consultas e exames oftalmológicos ao longo dos meses.

A oftalmologista Ana Luisa Quintella Aleixo, responsável pelo projeto Visão do Futuro explica que a segunda fase do trabalho será gradativamente construída junto ao município.

“Esperamos que as crianças atendidas nessa etapa possam usufruir de uma visão melhor, usando e cuidando dos óculos que ganharão. E que eles possam ser instrumento para um melhor desempenho escolar e qualidade de vida. A expectativa é que esse seja o pontapé inicial de um projeto mais abrangente. Que consigamos uma maior conscientização sobre a importância do exame oftalmológico e do uso dos óculos em parceria com a gestão do município”, avalia Ana Luisa Quintella Aleixo.

A Secretaria de Assistência Social realizará ações junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município a fim de conscientizar sobre a importância do uso dos óculos e do retorno ao exame no próximo ano.

“Já estamos com a lista de todas as crianças e vamos acompanhar essas famílias e verificar se elas recebem algum beneficio social e promover a assistência junto aos CRAS de cada região incentivado o uso dos óculos e o retorno, após um ano, para os exames de rotina que estão contemplados na ação social do Festival de Cinema”, disse Denise Quintella, secretária de Assistência Social.

A alegria de construir um futuro melhor para as crianças

Com a união de parceiros, empresários e voluntários, 112 crianças saíram da sessão de cinema promovida pelo II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis com uma nova perspectiva de futuro e aprendizado.

A proprietária da Óticas Carol, Elen Correa, explica que durante o processo das consultas oftalmológicas, as crianças escolheram as armações além de realizarem as medidas e ajustes para que os óculos não causassem nenhum incômodo.

“Essa foi uma experiência maravilhosa. Já temos um projeto social, o Pequenos Olhares pela rede Óticas Carol, e agora podemos fazer uma iniciativa semelhante no município. É uma emoção muito grande ver cada sorriso hoje após a entrega dos óculos”, disse Elen Correa.

A primeira dama, Sabrina Noel Rossi, participou da entrega dos óculos e se emocionou com a reação das crianças.

“É lindo presenciar essa reação, uma experiência única. Espero que as crianças usem os óculos e que os pais incentivem as crianças a usarem. Essa iniciativa será repetida ao longo do governo e espero que possamos mudar a vida de muitas crianças”, disse Sabrina Noel Rossi.

Mãe de um menino de 9 anos que já usa óculos, a dona de casa Juliana Carvalho se surpreendeu quando recebeu um bilhete da escola onde a filha Lavínia, de 7 anos estuda.

“A gente leva um susto na hora, mas depois eu fiquei muito satisfeita em saber que já conseguiria fazer o exame e ter os óculos de graça. A prefeitura está de parabéns pela inciativa e espero que tenha continuidade”, disse Juliana Carvalho.

Sobre o PSE: O Programa Saúde na Escola é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas. As secretarias de Saúde e Educação se uniram para garantir que os estudantes estejam em dia com o calendário vacinal, recebam ações de prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, aprendam a combater o mosquito Aedes aegypti, e tenham o incentivo à atividade física, além de prevenção ao uso de álcool, tabaco e drogas
Programação dos filmes em cartaz