Boa tarde!           Quarta 13/12/2017   13:04
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Agroserra Imperial e Biofeira Cultural movimentam Petrópolis
Agroserra Imperial e Biofeira Cultural movimentam Petrópolis
Mais de 14 mil pessoas prestigiaram os dois eventos
 
10/10/2017 - 09:52 - O final de semana foi agitado com eventos voltados para a divulgação de produtos agrícolas e artesanais locais: Agroserra Imperial no Palácio de Cristal e Biofeira Cultural, em Nogueira, apoiadas pela prefeitura por meio da Turispetro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os eventos valorizaram a produção rural da região, movimentaram a economia e setor turístico da cidade.

“Petrópolis se destaca na produção rural e artesanal pelos produtos de alta qualidade que oferece. Tivemos dois eventos com sucesso de público, um no Centro e outro em Nogueira e ambos mostraram o quanto esses setores movimentam a cidade. Aos organizadores agradeço o cuidado e atenção. O calendário municipal de eventos fica ainda mais rico com essas feiras”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Essa foi a primeira edição do Agroserra Imperial no Palácio de Cristal, que reuniu cerca de 12 mil pessoas, uma iniciativa da Print Comunicação. O evento já é um sucesso há três anos em Secretário. A edição no Centro Histórico contou com programação gratuita e 60 expositores com o melhor da produção local: conservas, doces, produtos orgânicos e artesanato, além das famosas cervejas e cachaças artesanais.

O secretário da TurisPetro, Marcelo Valente destaca o papel desses eventos no fomento ao Turismo. "São eventos que agregam valor a um setor já forte na nossa cidade, que é o Turismo, garantindo mais opções de lazer ao visitante e tornando a visita dele a Petrópolis ainda mais enriquecedora com a experiência do que a cidade tem de melhor, com seus produtos artesanais de alta qualidade. Eles vivenciam e ainda podem levar para casa um pouco dessa experiência degustativa que tiveram na Cidade Imperial", comenta.

Visitando a Cidade Imperial pela primeira vez, a turista australiana Monica Ridly desfrutou do evento que agitou o fim de semana em um dos cartões postais de Petrópolis. “Estou gostando muito do evento. Estou apreciando bastante”, afirma.

Mas os petropolitanos também aprovaram a edição do AgroSerra Imperial no Palácio de Cristal. “Nós já conhecíamos a edição de Secretário. Fomos lá. Mas essa aqui também ficou bem legal, com muita variedade. Isso é bom para a cidade e para o turista”, comentaram a autônoma Priscila Carneiro e a aposentada Edileuza de Castro.

Para os expositores, eventos como esse, com a parceria entre o poder público e privado, contribuem para o fomento na economia da cidade e geração de renda. “Acho essas iniciativas maravilhosas. A cidade precisa disso, de movimento para gerar renda, principalmente aqui, em um importante ponto turístico da cidade. Tenho feito eventos aqui e está sendo ótimo”, disse Sônia Regina Moreira, artesã há mais de 30 anos.

“Para nós foi um prazer realizar o AgroSerra Imperial no Palácio de Cristal. O retorno que recebemos durante os três dias de evento foi muito positivo, tanto dos expositores, que fizeram ótimas vendas, quanto do público, que por várias vezes nos parava para dizer que nunca havia visto o espaço tão bonito e bem decorado”, comemorou uma das organizadoras, Janice Caetano.

Biofeira Cultural de Nogueira reuniu mais de 2 mil visitantes

Já em Nogueira, artesanato, culinária e a produção orgânica ganharam ainda mais destaque com uma programação musical diversificada, na primeira edição da Biofeira Cultural de Nogueira, que ocorreu na Praça de Nogueira. A iniciativa foi da Associação Pró-turismo de Nogueira (PROTURNO). A feira contou com a venda de produtos como geleias, biscoitos, doces e sorvetes artesanais. A intenção dos organizadores é de que a feira tenha três edições. As seguintes ocorrerão no segundo fim de semana do mês - dias 10, 11 e 12 de novembro e 8, 9 e 10 de dezembro de 2017.

“A Prefeitura apoia esses eventos nas comunidades porque são importantes para fomentar os produtores e artesãos locais. Todos os setores são contemplados. Esse movimento vai ao encontro da nossa política que é a de promover o desenvolvimento da economia do município com todas as vertentes econômicas envolvidas, agrícolas e artesanais”, diz o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Carolina Xavier, da comissão organizadora, confirma o sucesso da feira. “Todos ficaram felizes, tanto os expositores quanto os comerciantes locais e moradores”, disse.

Spa Serra Morena