Boa tarde!           Tera 16/04/2024   17:40
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Hospital Municipal Nelson de Sá Earp atende 51.631 pacientes este ano
Hospital Municipal Nelson de Sá Earp atende 51.631 pacientes este ano
Unidade aumenta atendimento ortopédico, psiquiátrico e clínico em 27% neste quadrimestre

Hospital corta gastos e economiza R$ 1,1 milhão

09/10/2017 - 10:16 - Promovendo a gestão consciente de recursos e a otimização das equipes de trabalho, o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) conseguiu economizar nesta gestão R$ 1,1 milhão e aumentar aqualidade do atendimento. Apenas neste quadrimestre o número de pessoas atendidas na unidade aumentou em 27% com relação aos últimos quatro meses. Foram 51.631 atendimentos entre ortopedia, clínica médica e psiquiatria. A unidade também realizou 21.583 exames de radiografia número que se equipara aos grandes hospitais de traumatologia do Rio de Janeiro.

“É um orgulho colocar essa estrutura que representa muito para a saúde com um funcionamento pleno mesmo com a crise econômica que a cidade vive e que obrigou a prefeitura a apertar ainda mais o cinto. É a prova de que pode ser feita uma boa gestão e com economia de recursos”, classifica o prefeito Bernardo Rossi.

A Ortopedia do HMNSE representa 85% dos atendimentos de todo o hospital e se tornou referência no serviço pelo SUS. Neste ano, 45.609 atendimentos foram realizados entre urgência, emergência e ambulatorial. A Secretaria de Saúde estabeleceu novos fluxos e protocolos de internação e regulação de pacientes cirúrgicos em unidades particulares. A partir do novo processo, o paciente que aguardava 72h para ter o risco cirúrgico em mãos, atualmente espera 12h.
 
“As consultas para adultos e crianças foram otimizadas com a reestruturação do serviço que passa a contar com uma equipe em quatro turnos para acompanhamento ambulatorial. Já na urgência/emergência há quatro plantonistas 24h”, explica o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Através do novo fluxo, os encaminhamentos para internações cirúrgicas ficaram mais ágeis, fazendo com que assim que o hospital de referência disponibilize a vaga, o paciente já sai do HMNSE pronto para a cirurgia com todos os exames de pré-operatório realizados.

“Por muitas vezes o hospital de referência disponibilizava a vaga de internação, mas o paciente não estava com o risco cirúrgico pronto para o encaminhamento para cirurgia. Esperava-se 72h para ter os exames em mãos e por muitas vezes perdia-se a vaga, uma vez que a unidade precisava ocupar o leito com outro paciente. Agora que se constatar a necessidade de cirurgia, o médico solicita a internação, já faz o risco cirúrgico. Na primeira oportunidade de vaga de transferência, o paciente é encaminhado”, explica Silmar Fortes.

“Eu vim aqui à unidade para conversar com os pacientes e precisei vir dar o feedback à direção sobre o atendimento. A qualidade está comparada aos particulares, hospital limpo, organizado e ainda vou pedir a equipe da Pró-deficientes para vir aqui pegar umas cadeiras de rodas para reformarmos”, disse o vereador Marcelo da Silveira em visita à unidade.

Hospital terá ambulatório para atendimentos ortopédicos
 
O Hospital Municipal Nelson de Sá Earp atende em média 180 pacientes de urgência e realiza 160 acompanhamentos ambulatoriais por dia, o que representa 8.920 atendimentos por mês. Visando proporcionar mais conforto e qualidade ao atendimento já prestado, a Secretaria de Saúde mudará o ambulatório da ortopedia para o prédio que hoje se encontra a Epidemiologia do município – em frente ao hospital. O diretor do HMNSE, Nilson Wayand avalia que ainda neste mês poderá iniciar as obras para ampliação do serviço.

“A Epidemiologia irá se mudar para uma casa mais ampla e estamos só aguardando a mudança para iniciarmos as obras que serão rápidas. Iniciaremos com as pinturas do lado de fora e de dentro, mas temos muitos planos para o ambulatório, além das consultas, vamos ter um centro de estudos, sala de imobilização, entre outras novidades”, antecipa Nilson Wayand.
 
Uma facilidade para a população é a marcação das consultas ambulatoriais que passaram a ser diretamente na unidade. O paciente precisa dar entrada na Urgência, onde recebe o primeiro atendimento, realiza exames, medicação e o encaminhamento para o ambulatório pode ser realizado de segunda-feira a sexta-feira de 8h às 16h30. Antes, o paciente com alguma entorse ou dor em algum membro precisava agendar uma consulta com clínico e solicitar o encaminhamento ao ortopedista.

“Antes o paciente precisava ir a um clínico geral para pedir o acompanhamento da especialidade, neste processo perdia-se muito tempo com a espera de dois agendamentos. O agendamento ambulatorial para pessoas que estão com fratura também é priorizado e sem filas, com agendamento de 3 a 7 dias após o atendimento na urgência”, aponta o ortopedista Sergio Ricardo Neto.
 ​            
O ortopedista Rodrigo de Freitas explica que só de exames de raio x foram realizados mais de 21.583 mil neste ano, um número que se equipara aos atendimentos radiológicos do Hospital Souza Aguiar no Rio de Janeiro, maior hospital de urgência e emergência da América Latina.

“Vale ressaltar que o Hospital Souza Aguiar atende a diversas especialidades e nós apenas ortopédicos. Destacamos também a parceria do HMNSE com o Hospital Alcides Carneiro na realização das tomografias, que nos disponibilizam os laudos online no mesmo dia. Isso mostra a integração da rede de atendimento hospitalar”, avalia o Ortopedista Rodrigo de Freitas.

Programação dos filmes em cartaz