Boa tarde!           Segunda 21/10/2019   14:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Biofeira Cultural de Nogueira: venda de Produtos Gastronômicos Locais, Artesanato e Agricultura Orgânica
Biofeira Cultural de Nogueira: venda de Produtos Gastronômicos Locais, Artesanato e Agricultura Orgânica
Evento acontece dias 7 e 8 de outubro na Praça de Nogueira

04/10/2017 - 15:29 - Petropolitanos e turistas poderão prestigiar os produtos produzidos em Nogueira e região no próximo fim de semana, dias 7 e 8 de outubro, durante a Biofeira Cultural de Nogueira, que vai ocorrer na praça principal do bairro. A iniciativa é da Associação Pró-turismo de Nogueira (Proturno). A feira contará com a venda de produtos da agricultura orgânica, música, artesanato e alimentos como geleias, biscoitos, doces e sorvetes artesanais. O evento tem o apoio da prefeitura de Petrópolis por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A expectativa é de que a feira receba 2 mil visitantes.

A Biofeira Cultural de Nogueira é uma iniciativa de moradores do bairro que acreditam no potencial do lugar e almejam incentivar a venda de produtos locais, artesanais, orgânicos e agroflorestais em busca de promover valores para qualidade de vida e movimentar a microeconomia.

“Esse é mais um evento que busca evidenciar a produção agrícola do município. Muitas famílias vivem da produção e esse tipo de feira ajuda no movimento financeiro. O mais importante é ver uma associação atuante que busca a melhor forma para mostrar tudo o que a região tem a oferecer para os turistas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

O evento deverá ter três edições, sendo que a primeira ocorre nesse fim de semana e as seguintes a cada segundo final de semana do mês -  dias 10, 11 e 12 de novembro e 8, 9 e 10 de dezembro.

“Biofeira de Nogueira é uma iniciativa recente da comunidade local, com o apoio da Prefeitura. O objetivo é a venda de produtos locais, artesanais, orgânicos e agroecológicos. Será mais uma oportunidade de os produtores locais apresentarem os seus produtos a um público cada vez mais interessado em conhecer a sua origem”, afirma Celso Albuquerque, diretor do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A feira contará com 20 barracas para expositores de artesanato, produtos naturais, vestuário e gastronômico, cervejas artesanais e flores. “Visamos fomentar a economia local e o empreendedorismo, visto que estamos agregando diversos segmentos de expositores com suas produções artesanais e locais. Na parte de divulgação e promoção de boas ideias e projetos sociais e ambientais contamos com a participação do SESC, do comitê pró Jardim Botânico de Nogueira, do projeto Arca, entre outros. Os moradores de Petrópolis devem prestigiar o evento e valorizar os produtos da nossa cidade. Esta feira incentiva a conservação ambiental se preocupando com a qualidade da produção do que será exposto. Para demonstrar nossa preocupação com o meio ambiente faremos um plantio simbólico na Praça de Nogueira”, explica Carolina Xavier, da comissão organizadora da Biofeira Cultural de Nogueira.

Os expositores já confirmados venderão produtos diversos como geleia caseira, croissant, pão de batata, palito de chocolate, palha italiana pudim, queijadinha, bolos caseiros, sorvete artesanal, suco naturais feito, queijos, manteigas e chutneys.
 
Confira a programação do evento:
 
Sábado:

9h abertura
10h - Atividade infantil
12h - Música com DJ Marcelo Clark
15h30 - música ao vivo com Chico YTaboas
17h30 - DJ Marcelo Clark / Capoeira Nogueira
18h - Apresentação de capoeira
19h - Música ao vivo Forró do Encantado
21h - DJ Marcelo Clark

Domingo:

9h - abertura Tai Chi Chuan
10h - Atividade infantil - Petrópolis para Criança
11h - Atividade infantil
12h - DJ Marcelo Clark
15h - Música ao vivo - Suzy & Dino
17h - Encerramento do evento
Programação dos filmes em cartaz