Boa tarde!           Segunda 14/10/2019   13:18
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Haras Santo Antonio da Bela Vista conquista bicampeonato na Breeders Cup 2017 do Cavalo Árabe
Haras Santo Antonio da Bela Vista conquista bicampeonato na Breeders Cup 2017 do Cavalo Árabe
Na Stallion CUP, novidade na exposição, RHR Marcedes levou o título máximo.
 
22/09/2017 - 15:37 - Cerca de 80 animais de sangue árabe, levados por diversos haras do Brasil, promoveram competições calorosas e de extrema qualidade, comprovando a versatilidade do criatório nacional brasileiro, na Exposição Internacional do Cavalo Árabe e Breeders CUP, realizadas no Centro Hípico Marco Zero, em Araçoiaba da Serra (SP), entre 15 e 17 de setembro de 2017.

O haras Santo Antonio da Bela Vista, de Itapetininga (SP), do criador Rodrigo Foz Forte, foi o melhor criador da Breeders Cup. O segundo melhor criador foi o haras Boa Vista, de Sapucai Mirim (MG), do criador Luciano Cury. Participam da Breeders CUP somente animais criados pelo expositor, de genética superior e altíssimo nível de qualidade.

“É enorme a felicidade de vencer essa competição, com participantes de peso. Afinal, se trata de um prêmio de grande importância na criação nacional, reconhecido mundialmente. O resultado coroa o trabalho de equipe, de muitos anos, dedicação e foco. Parabenizo todos os criadores, que também apresentaram animais fantásticos”, comenta Rodrigo Foz Forte, proprietário do haras Santo Antonio da Bela Vista, melhor criador da Breeders Cup.
 
Rodrigo também enaltece o trabalho de melhoramento genético do Cavalo Árabe brasileiro. “Nosso programa de criação está baseado no RFI Maktub, um grande reprodutor que nos deixou precocemente, em 2014. Quando vencemos a Breeders CUP em 2011 tínhamos em pista três filhos dele. Agora, vencemos com quatro netos, dois pela linha paterna e dois pela linha materna. Isso mostra que a nossa criação está evoluindo e que o legado de RFI Maktub é de muita qualidade”, ressalta Rodrigo Foz Forte, que nos últimos seis anos venceu duas vezes a competição, além de ter levado o vice-campeonato em outras duas edições.
 
Premium CUP: Além do ótimo desempenho no julgamento de Halter, tendo alcançado a segunda colocação, o criador Luciano Cury conquistou sua segunda Premium Cup da Breeders do Cavalo Árabe, agora com Margiela HBV. A potranca foi o animal mais valorizado por sua excelente presença e movimentação, além de tipo árabe. 

Stallion CUP: Iniciativa proposta pelo criador Luiz Rocco, também responsável pela criação da Breeders Cup brasileira, a Stallion Cup, cujo objetivo é consagrar os grandes reprodutores da raça, reconhecendo a qualidade genética das progênies dos garanhões árabes, foi um grande sucesso. Competindo com outros 6 garanhões, o cavalo RHR Marcedes, do criador Luciano Cury, conquistou o título de melhor reprodutor da prova. “Já tivemos a alegria de ter conquistado importantes premiações anteriores, como melhor criador da Breeder’s e o Premium Cup, e este ano tivemos a felicidade de conquistar mais dois prêmios, o que consagra ainda mais nosso trabalho com o haras Boa Vista”, comemora Luciano.

“Esta foi a nossa 4ª participação na Brazilian Breeders Cup e obtivemos a enorme conquista do Premium Cup com a Margiela HBV e o inédito Stallion Cup com o Garanhão RHR Mercedes (atualmente sediado no Texas, EUA, na Zerlotti Genetics), além do honroso empate em 1º lugar com o extraordinário Haras Santo Antonio da Bela Vista”, acrescenta Luciano Cury, do haras Boa Vista.
 
O próximo compromisso do Cavalo Árabe será em Artur Nogueira (SP), nos dias 19 a 21 de outubro de 2017, na 10ª ExpoÁrabe da cidade. Será a última seletiva para os criadores garantirem presença dos seus animais na 36ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, programada para os dias 15 a 19 de novembro de 2017, em Indaiatuba (SP).
Programação dos filmes em cartaz