Boa noite!           Sábado 19/10/2019   00:00
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > Educação recebe 200 exemplares do livro “Estrada de Ferro Mauá: nos trilhos da História”
Educação recebe 200 exemplares do livro “Estrada de Ferro Mauá: nos trilhos da História”
21/09/2017 - 16:43 - O projeto "Estrada de Ferro Mauá: 16 Décadas", realizado pela Oroboro Serviços e Projetos Culturais, vai doar 200 exemplares do livro “Estrada de Ferro Mauá: nos trilhos da História” para a rede municipal de Educação. A entrega será realizada na sexta-feira (22.09) às 14h na Casa da Educação Visconde de Mauá.

A ação tem como objetivo comemorar as 16 décadas de existência da primeira ferrovia do Brasil, objetivando resgatar a memória e relevância do patrimônio nacional, especialmente por ações como a viabilização gratuita do livro para a rede pública de ensino. O contato com a organização foi feito pela diretora da Casa da Educação, Catarina Maul.

“Muito feliz por estarmos contando com subsídios altamente qualificados para o projeto de patrimônio cultural e histórico que implantamos com propriedade neste ano na Casa da Educação Visconde de Mauá. Começando por verdadeiramente conhecer o vulto que dá nome a ela e suas conquistas. Este livro é, além de um valioso presente, nosso projeto. Mais um pouco de Irineu Evangelista a ser desvendado”, afirma Catarina Maul.

O livro será distribuído para as 183 unidades de ensino da rede municipal. “Estrada de Ferro Mauá: nos trilhos da história”, nasceu das mãos do historiador Almir C. El-Kareh e da jornalista Eliane Salles. A obra foi idealizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil, aprovada na Lei de Incentivos Culturais do Ministério da Cultura e conta com patrocínio da MRS Logística.

No decorrer das páginas é apresentada a história da Estrada de Ferro Mauá caracterizada, em seu início, por ser o primeiro meio de transporte brasileiro baseado em um sistema trimodal: barcas do Rio a Magé, de trem de Magé a Raiz da Serra e de carruagens de Raiz da Serra a Petrópolis. Depois, com a construção da Estrada de Ferro Grão Pará, de Raiz da Serra a Petrópolis, com o trem vindo direto do Rio de Janeiro. Até o estado de abandono atual.

O título tem como objetivo reviver a saga escrita pelo então, Sr. Irineu Evangelista de Souza - posteriormente condecorado com o título de Barão de Mauá - que investiu dinheiro e esforços em sua construção. Um feito que envolve, pela primeira vez no Brasil, o desenvolvimento de um gigantesco aparato tecnológico e o incremento no país de novos setores, como o siderúrgico, e a capacitação de engenheiros e trabalhadores comuns, que se lançaram nesta empreitada. Produzido pela Oroboro Serviços e Projetos Culturais, o livro conta com versão digital, disponível no site ‘www.dominiopublico.gov.br’.
Programação dos filmes em cartaz